Domingo, 21 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

Mostrando o que todo o brasileiro deve saber

Por Luiz Carlos Santos Lopes em 28/10/2008 na edição 509

Foi-se o tempo em que a população ficava de fora, sem saber o que se passava nos bastidores do Congresso Nacional. Ninguém tinha como cobrar do seu candidato as promessas de campanha. Agora, não. Qualquer pessoa tem acesso aos canais de televisão da Câmara e Senado, pode assistir ao vivo às atividades dos congressistas e é mais fácil identificar quem troca de partido, quem recebe propinas, quem discursa sem dizer nada, quem está comprometido com os presidentes de plantão em troca de favores, quem só vota leis em benefício próprio, quem emprega parentes e tantas outras safadezas que tomaram conta da esfera política brasileira.

Os dois canais de TV são hoje fortes elos de ligação entre o Congresso e o povo. Se o eleitor assistir à sua programação, vai ter como separar o joio do trigo e, quem sabe, voltar a sonhar o sonho de que a corrupção acabou. É possível até voltar a acreditar nos políticos, pelo menos naqueles que não compactuam com as distorções morais dos que fazem da corrupção uma norma de conduta, e da falta de ética um meio para atingir propósitos inconfessáveis. É hora de exigir dos políticos atitudes transparentes e só as duas TVs podem mostrar ao vivo, sem intermediação de repórteres, a atuação de cada congressista.

Como diz a jornalista Dora Kramer, é preciso ter ‘a ousadia de tudo repensar para não repetir os erros do passado’. É notório que o brasileiro vem amadurecendo politicamente a cada eleição, mas pode melhorar ainda mais. As duas TVs podem ser valiosas ferramentas de observação para o eleitor conhecer as atividades do seu candidato e lhe facilitar o questionamento na hora de votar. As TVs Câmara e Senado mostram o que todo brasileiro deve saber e são os meios mais eficientes para se conhecer o político desonesto, malandro, espertalhão… Aquele que faz parte da ‘bancada do silêncio’ e prefere a penumbra para encobrir seus negócios escusos, embora sem escapar das luzes e das câmeras das TVs, que estão implacavelmente direcionadas para ele… e a atenção dos eleitores, também.

******

Jornalista, Salvador, BA

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem