Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Na cidade dos exageros falta liberdade de imprensa

A 90 quilômetros de São Paulo, a cidade de Itu está reeditando a ditadura, que em vez de ser militar é municipal. O atual prefeito, Herculano Junior (PV), após diversas manobras políticas, conseguiu o ‘apoio’ de todos os veículos de comunicação da cidade.

Herculano se elegeu utilizando a TV Convenção, uma retransmissora da TV Educativa, do Rio de Janeiro. Como vereador, apresentava um programa rural. No mesmo canal, também utilizou o Programa Oliveira Junior, que veio a se eleger vice-prefeito de Itu.

Já no poder, Herculano se desentendeu com o vice-prefeito e com a direção da TVC. Criaram denúncias (falsas) de que a TV era pirata e chegaram a tirá-la do ar. Nenhuma dessas arbitrariedades deu certo. Aí então resolveram montar um canal próprio, utilizando os serviços de seu assessor de imprensa particular.

A última trincheira

Ironia do destino, a Anatel esteve no município para verificar a denúncia contra a TVC e acabou lacrando o outro canal, ligado ao prefeito. Daí só lhes restou ‘invadir’ a TVC, utilizando uma quebra de contrato e a Guarda Municipal. A disputa foi parar na Justiça. Enquanto isso a população ituana assiste bestificada as mesmas pessoas que atacavam a TVC dizerem que ela é do povo.

Jornais, revistas e rádios da cidade não dizem nada, pois recebem publicidades da prefeitura. Dos 12 vereadores, nove lêem na cartilha do prefeito. Nenhum requerimento da oposição é aprovado. Inclusive para se saber a soma estratosférica que é gasta em propaganda. Nem mesmo pelo Ministério Público foi possível obter essas informações.

A TVC era a última trincheira que guardava a liberdade de imprensa em Itu.

******

Jornalista, professor universitário, mestre em História da Arte e da Cultura pela Unicamp, Itu/Salto, SP