Segunda-feira, 17 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1041
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

Nosso presidente visto por ‘eles’

Por João Carlos Martins em 23/02/2009 na edição 526

A infecção ideológica da nossa imprensa é tão grande que a melhor análise sobre os 84% de aprovação do presidente Lula é importada. Ela vem do jornal espanhol El País, na edição de 16/02. O periódico espanhol diz o óbvio: Lula não é o trapalhão que o mosaico de notícias da imprensa oposicionista tenta criar, nem é o mito que a imprensa ‘lulista’ pinta, em cima de sua grande aceitação.

Se, por um lado, para desespero de alguns analistas, o jornal espanhol ratifica que Lula ‘comeu a oposição’, por outro destaca falhas do governo que mostram que o presidente está mais próximo da unanimidade do que da perfeição. O artigo destaca todas as reformas que Lula deixou de fazer ao longo dos seis anos de mandato. Sendo elas a reforma política, tributária, agrária, educacional e penitenciária.

Lembranças a Merval

Juan Araias, que assina o artigo, afirma, sem ser tendencioso – como grande parte da imprensa brasileira –, o que seria redundante, caso tivéssemos analistas ao invés de torcedores:

‘Lula conseguiu controlar os movimentos radicais de esquerda, como o MST. Ao mesmo tempo em que, com sua política ambiental conservadora, conquistou latifundiários e exportadores.’

O articulista vai mais fundo e declara: ‘Lula es un genio político.

Grande crítico do governo Lula, Merval Pereira, colunista de política do jornal O Globo, é lembrado por Juan Araias. Em sua análise, Araias destaca Merval como um dos que acreditam que há espaço para a oposição a Lula, embora todos estejam assustados com a popularidade do presidente.

Faltou Juan dizer a Merval, e aos demais críticos, que usem a cartilha com os erros do governo Lula, contida no artigo, para criticá-lo. Ao invés das usuais críticas superficiais recheadas de moralismo e alarmismo, que só tornam Lula mais unânime.

******

Jornalista, Rio de Janeiro, RJ

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem