Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1043
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

O jornalismo beta

Por Charles Cadé em 23/06/2009 na edição 543

No texto Produto x processo jornalismo: O mito da perfeição versus cultura beta, Jeff Jarvis repisa um assunto já desgastado: nova mídia x modelos clássicos da informação. Um dos pontos principais é a divulgação de boatos, notícias não confirmadas. Segundo Jarvis, na internet, frequentemente o material é publicado primeiro e editado posteriormente.

Para ele, essa criação não é perfeita, mas não significa que seja pautada pela especulação, que não obedeça a normas. É apenas um processo diferente. Há blogueiros, por exemplo, que pedem a ajuda de leitores para escrever seus textos.

É um processo de colaboração, transparência, no qual os leitores participam. Todavia, é necessário esclarecer isso, trazer advertências e correções. Uma boa dica é deixar claro o que se sabe no momento e o que pode ser confirmado depois.

Sem fórmulas miraculosas

Ademais, o texto defende que essa dicotomia entre nova e velha mídia é contraproducente, visto que impossibilita que uma aprenda com a outra. Concordo. Acho estranho, por exemplo, esse antagonismo. Muitas vezes, acompanhado de incoerência: há blogueiros que criticam ferozmente a mídia tradicional, mas se emocionam quando são citados nela. Jornalistas que afirmam que o meio online não é confiável, mas fazem busca no Google por dados, citam trechos da Wikipedia e blogs em seus textos, usam redes sociais (como Orkut e Google) para conseguir fontes para suas matérias etc.

O futuro não virá. Não é algo que, a partir de uma data, será o método vigente. O processo de mudança já está presente em nossas vidas. E é apenas o começo. Ferramentas como o Google Wave podem desenvolver novas formas colaborativas de criar notícias.

Acostume-se com a mudança: acredito que será um processo eterno de modificação. Sempre foi, aliás. Apenas será mais rápido e intenso. E sem fórmulas miraculosas.

******

Jornalista

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem