Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

CADERNO DA CIDADANIA > NÚMERO-NOTÍCIA

Os ricos também apóiam Lula

Por Miguel Gomes Barbosa do Rosário em 10/07/2007 na edição 441

Senti falta, na imprensa, de mais detalhes da pesquisa do Ibope sobre o governo. Tem umas coisas bem interessantes, que desfazem mitos como aquele de que só os pobres apóiam Lula. Entre o grupo com estudo superior completo, os que aprovam Lula são 49%, contra 46% que desaprovam.


Lembrando, o total que aprova Lula é 66%, contra 30% que desaprovam. Uma diferença de 36%, ou seja, correspondente a mais de 70 milhões de habitantes. Em outros termos, mais de 120 milhões de cidadãos brasileiros aprovam Lula, contra 60 milhões que desaprovam.


Na pesquisa por renda mensal, a tabela do Ibope mostra que a faixa mais rica, que ganha acima de 10 salários mínimos, ou seja, mais de 4.000 por mês, também aprova Lula. Nesta faixa, 53% aprovam Lula, contra 41% que não aprovam. Uma diferença de 12%. Na realidade, Lula é aprovado em todas as faixas salariais, mas com maior intensidade entre os mais pobres. O que é extremamente saudável e um sinal de que o governo está no caminho certo. O estranho para um presidente de um país pobre seria o contrário: ser apoiado por ricos e detestado pelos pobres.


Confiança do povão


Há ainda um outro dado impressionante. O Ibope pergunta que nota o entrevistado daria à Lula, de 0 a 10. Sabe qual foi a nota mais votada? Adivinha? A nota 10. Apenas 6% deram nota 0, enquanto 20% deram nota 10. Imagine se os jornalões dessem a manchete: ‘Maioria dos brasileiros dá nota 10 a Lula’.


Continuando. Na tabela de notas por segmento econômico, Lula também tem excelente performance entre os mais ricos. Entre os mais pobres, nem preciso dizer. O que pretendo aqui é desmistificar essa história de Lula fazer sucesso apenas entre os que ganham bolsa-família. Pois bem, entre os que ganham mais de 10 salários mínimos, ou mais de 4 mil reais por mês, 8% dão nota 10, contra somente 5% que dão nota zero. E, ainda falando dos ricos, 57% dão nota acima de 6.


O Ibope faz ainda uma outra pergunta, parecida. Você confia ou não no presidente Lula? Lula ganha em todos os segmentos sociais, inclusive nos que ganham acima de 10 salários mínimos – neste segmento, 47% confiam em Lula, contra 46% que não. Entre os mais pobres, Lula ganha esmagadoramente: 73% dizem confiar em Lula, contra 24% que não confiam. Quem freqüenta lugares populares, sabe como é difícil um político ganhar confiança do povão, sempre disposto a chamar todo mundo de ladrão.


Jornalões perdem o bonde


Quer mais?


O Ibope faz a seguinte pergunta: em relação ao primeiro mandato, o segundo mandato do presidente Lula está sendo: melhor, igual ou pior? Novamente, Lula leva a melhor em todos os segmentos econômicos. Entre os pobres, 83% acham que é igual ou melhor. Entre os ricos (que ganham mais de 4 mil por mês), 78% acham que está igual ou melhor, mesmo percentual registrado para o total dos entrevistados.


Calma, não acabou. A aprovação de Lula é avassaladora em todas as regiões do país, e não apenas Nordeste, como algumas chamadas jornalísticas sugerem. No Sul, Lula é aprovado por 52% dos brasileiros, contra 42% que não aprovam. No Sudeste, Lula é aprovado por 62%, contra 32% que desaprovam. Em todas as outras, a aprovação ainda é maior.


A conclusão é óbvia. Lula vem sendo apoiado entre pobres, classe média e ricos. Ou seja, os jornalões, que vendem para a classe média e os ricos, e que compraram uma briga totalmente intransigente e partidária contra o presidente Lula, estão perdendo o bonde da história. E assinantes.

******

Jornalista, Rio de Janeiro, RJ

Todos os comentários

  1. Comentou em 12/07/2007 Adriana Rezende

    Daqui a 100 anos o Tiago ainda vai estar falando que FHC implantou o Plano Real. Interessante se notar que não foi FHC mas Itamar Franco o dono da cria. Cuidado! Podes ter que pagar os devidos direitos de autor a Itamar Franco.

  2. Comentou em 12/07/2007 cid elias

    Responsáveis? Vejam os ex-dirigentes do Banco Central,que com fhc quebraram o País:GUSTAVO LOYOLA ANTES: professor da FGV-SP, presidente do BC(junho de 1995 a agosto de1997).DEPOIS:sócio da Tendências Consultoria.<>PÉRSIO ARIDA ANTES:professor e formulador do Plano Cruzado, presidente do BC. DEPOIS: sócio do Banco Opportunity e da Casa das Garças.<>GUSTAVO FRANCO ANTES:professor e secretário de Politica Econômica do Ministério da Fazenda, presidente do BC(08/97 a 03/99).DEPOIS:sócio da Rio Bravo Investimentos.<>ARMÍNIO FRAGA ANTES:diretor do Soros Fund Manag., presidente do BC(03/99 a 01/03).DEPOIS: acionista da Gávea Investimentos e membro do Conselho de Administração do Unibanco<>TEREZA GROSSI ANTES: funcionária de carreira do BC, diretora de Fiscalização do BC.DEPOIS: membro do Conselho de Administração do Banco Itaú.<>SÉRGIO WERLANG ANTES: professor e diretor de Política Econômica do BC.DEPOIS: diretor do Banco Itaú<>ANDRÉ LARA RESENDE ANTES: um dos pais do Plano Real, fundador e ex-sócio do Banco Matrix, que teve como finalidade, segundo Luiz Nassif, “especificamente para lucrar com as opprtunidades abertas com o Plano Real”, diretor de Dívida Pública do Banco Central, presidente do BNDES. DEPOIS: Dono de uma quinta em Portugal, dedica-se a competições hípicas, administrador de fundo de investimentos, com foco em grandes fortunas e investidores estrangeiros institucionais.

  3. Comentou em 12/07/2007 Thiago Conceição

    ‘Quanto a afirmar que os tucanos-[ ] são responsáveis pela ótima situação econômica do pais’ Mas qual é o problema da mente dessa gente que não consegue processar a informação? ONDE EU APOIEI O GOVERNO FHC? Petista falando mal de tucano é o sujo falando do mal lavado. Até quando precisaremos escolher entre o ruim e o péssimo? Sim, o governo do PSDB foi responsável pela situação econômica atual, mas eu não disse que era boa. O PT criticava essas mesmas políticas quando era oposição. Deixa o FHC para lá, o PT não será menos corrupto e o Lula menos inepto se o PSDB for um lixo. Precisamos de um partido de direita nesse país, de verdade e não esse lixo do PSDB, esquerdista moderado.

  4. Comentou em 10/07/2007 Thiago Conceição

    Era só que faltava, um torcedor. Cid, você esqueceu de fazer a pergunta que o autor não fez: POR QUÊ?

  5. Comentou em 10/07/2007 Thiago Conceição

    Era só que faltava, um torcedor. Cid, você esqueceu de fazer a pergunta que o autor não fez: POR QUÊ?

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem