Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Parceria para desenvolver tecnologia de busca

A BBC fechou parceria com a IBM para desenvolver tecnologia ‘web 3.0’, começando com uma ferramenta de busca de vídeo chamada Marvel, destinada aos programas dos canais digitais Cbeebies (para crianças com idade pré-escolar) e CBBC (infantil), noticia Mark Sweney [The Guardian, 5/3/07].

A web 3.0, ou web semântica, é aquela que se caracteriza por uma rede interligada que contextualiza os dados de acordo com a necessidade dos usuários. No primeiro estágio da rede (1.0), a internet possuía a capacidade de ler informações disponíveis nos seus próprios ambientes, com os usuários apenas consumindo dados. O segundo estágio (web 2.0) foi caracterizado pela participação, colaboração e interação de usuários.

Ashley Highfield, diretor de novas mídias e tecnologia da BBC, afirma que o desenvolvimento de novas tecnologias de busca de vídeo pode ser o ‘diferencial entre o sucesso e o fracasso’ das operações online da rede britânica. ‘A atual tecnologia de busca de vídeo – incluindo o YouTube – usa apenas palavras-chave que são adicionadas aos clipes, e não o conteúdo em si’, explica. ‘Isso funciona se todas as palavras-chave estiverem com um bom nível de descrição; caso contrário, o internauta não vai achar o vídeo’.

Pesquisa de imagens

A idéia é que o Marvel permita pesquisa sem o uso de textos, mas apenas com imagens. ‘É muito apropriado para crianças, pois os resultados das buscas trarão muito mais imagens ou vídeos para um determinado animal, por exemplo’, explica Highfield. A ferramenta utilizada atualmente pela CBBC, desenvolvida pela Microsoft, permite apenas buscas baseadas em texto.

Além disto, Highfield acredita que a tecnologia da IBM tenha imenso potencial para digitalizar as mais de 1,4 milhão de horas de conteúdo em áudio e vídeo do arquivo da BBC. ‘Não há como achar tantos programas arquivados, então esta ferramenta facilitará a busca, pois não teremos que identificar cada arquivo com palavras-chave’, diz. ‘Esta é a tecnologia que realmente entende o valor do conteúdo da página’.