Partidários de prefeito tentam barrar distribuição de Imprensa Popular | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

CADERNO DA CIDADANIA > IMPRENSA REGIONAL

Partidários de prefeito tentam barrar distribuição de Imprensa Popular

Por Aldrin Willy em 30/09/2008 na edição 505

O jornal Imprensa Popular sofreu, na noite do último sábado (28/9), uma tentativa de intimidação por parte de correligionários do prefeito e candidato à reeleição em Porto Velho (RO), Roberto Sobrinho (PT). Por volta das 21h30, um grupo formado por oito homens cercou o coordenador da equipe de distribuição do jornal, João Paulo dos Santos. Encurralado por oito brutamontes, Santos teve os jornais que carregava roubados e foi ameaçado. ‘Me disseram que se eu continuasse a distribuir os jornais, eles iriam me pegar’, conta.

O ataque surgiu após o coordenador ter recusado a proposta feita minutos antes por um homem baixo, de bigode espichado, que queria pagar-lhe em troca de todos os jornais que carregava. ‘O homem me perguntou um monte de coisas e depois perguntou se eu não queria ganhar alguma coisa em troca de todos os jornais que seriam distribuídos. Logo depois que recusei a oferta, uma picape S10 prata parou à minha frente, de onde desceram oito capangas.’

João Paulo dos Santos conta que assim que o bando o cercou, tomaram-lhe os jornais que tinha à mão e disseram: ‘Esse jornal aqui vive batendo no prefeito… Não pode circular, não.’ Santos disse que tentou então acalmar o bando, a fim de tentar se esquivar. ‘Eles então me soltaram e disseram que se eu não cessasse a distribuição, iriam me pegar’, contou.

Em seus quase quatro anos à frente da prefeitura, o prefeito Roberto Sobrinho tem mostrado um teor autoritário na relação que tem com a imprensa. O mais recente incidente que corrobora essa constatação foi a agressão desferida contra o jornalista Paulo Andreoli, diretor do site jornalístico Rondônia ao Vivo. No dia 28 de maio último, durante a ‘caminhada do Dia do Desafio’, Andreoli perguntou ao prefeito quem teria pago pela confecção de banners eleitoreiros que elogiavam Sobrinho pelas obras na cidade. O prefeito simplesmente partiu para cima do repórter, dizendo ‘Foi você, seu filho da p…’ O incidente foi todo gravado pela equipe de reportagem e serve de prova na ação que Andreoli move contra o prefeito Roberto Sobrinho.

******

Jornalista

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem