Sábado, 15 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

Quatro dias para pensar em qualidade

Por Leticia Nunes em 13/04/2004 na edição 272

De 19 a 23 de abril, o Rio de Janeiro sediará a 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, um dos mais importantes eventos internacionais em prol da mídia voltada para o público infanto-juvenil. Realizada na Escola Naval, na Ilha de Villegagnon, a Cúpula possibilitará a discussão de questões sobre a qualidade da produção de mídia para crianças e adolescentes, suas tendências, problemas e possíveis soluções.

Alguns dos principais representantes da indústria global de mídia estarão presentes para participar do fórum, que será dividido em palestras, videoconferências, mesas-redondas e workshops. Além disso, um grupo de 150 jovens de mais de 50 países serão convidados especiais da Cúpula. Eles participarão de oficinas de roteiro, agência de notícias e internet, entre outras, e terão seu próprio fórum de discussões, onde poderão debater os assuntos propostos pelo evento.

Reflexão e compromisso

O tema central desta 4a edição é ‘Mídia de Todos, Mídia para Todos’. A principal questão em pauta é o direito das crianças e adolescentes a uma mídia de qualidade, seja na TV, no rádio, no cinema ou na internet.

Os quatro dias do evento foram divididos em subtemas. No primeiro, intitulado ‘Um Mundo, Muitas Vozes’, será feita uma análise de como a mídia representa as diferentes identidades e culturas de crianças e adolescente no mundo globalizado. O segundo, ‘Mídia: Mercado, Audiência e Valores’, tratará dos interesses do mercado e do impacto da audiência na construção do conteúdo midiático. No terceiro dia, sob o subtema ‘Desafios para a Qualidade, Alianças pela Qualidade’, os participantes tentarão definir o que é mídia de qualidade na perspectiva de quem consome, produz e premia. No encerramento da Cúpula, serão discutidos ‘Compromissos para o Presente e o Futuro’. Este último dia será dedicado à definição de propostas para o financiamento, produção e distribuição de mídia de qualidade para crianças e adolescentes.

A partir do debate dessas questões serão redigidas as ‘Cartas Multimídia do Rio de Janeiro’, documentos que conterão as propostas e compromissos firmados durante o fórum.

Esta é a primeira vez que a Cúpula é sediada em um país da América Latina. As três primeiras foram realizadas na Austrália (1995), Inglaterra (1998) e Grécia (2001). Este ano, a Cúpula é organizada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por intermédio da Multirio (Empresa Municipal de Multimeios) e da ONG Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes).

Um futuro de qualidade

A expectativa é que, durante este encontro, produtores, educadores, artistas, pesquisadores, jornalistas e membros de ONGs e agências reguladoras reflitam sobre o comportamento da mídia voltada a crianças e adolescentes, e proponham maneiras de garantir a qualidade da produção em todo o mundo – e principalmente nos países em desenvolvimento.

A Cúpula é coordenada por Regina de Assis, presidente da Multirio, e Beth Carmona, presidente da TVE-Rede Brasil e do Midiativa. Entre os muitos participantes estão Patricia Edgar, presidente da World Summit on Media for Children Foundation; Gary Knell, diretor executivo da Sesame Workshop, produtora do programa Vila Sésamo; Nestor Garcia Canclini, escritor e pesquisador mexicano; Nils Arne Kastberg, diretor regional do Unicef Caribe; Elaine Sperber, da BBC; a psicanalista infantil Ana Olmos; Ricardo Casas, do Prêmio Divercine, do Uruguai; a escritora Ana Maria Machado; e Yu Pei Xia, diretor do primeiro canal infantil da TV chinesa, que iniciou suas transmissões em dezembro do ano passado.

Para mais informações sobre a 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, conhecer a programação completa do evento e saber como participar, visite o sítio (www.riosummit2004.com.br). Nas páginas seguintes, entrevistas sobre a Cúpula reproduzidas do sítio oficial do evento.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem