Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1042
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

Radialista em estado grave após ataque em Bagdá

01/05/2007 na edição 431

Amal al-Moudares, uma das jornalistas mais conhecidas do Iraque, ficou gravemente ferida após ser atacada a tiros quando deixava sua casa na manhã de domingo (29/4), em Bagdá. Homens armados a esperavam em carros estacionados e abriram fogo assim que ela apareceu na rua, no bairro de Khadra.

Segundo informes da polícia local, a jornalista, com ferimentos graves, foi hospitalizada. Amal tem cerca de 60 anos e começou a trabalhar para a TV estatal iraquiana em 1962. Posteriormente, ela trabalhou na rádio Bagdá até a queda do regime de Saddam Hussein, em 2003 – voltando à estação quando esta começou a transmitir novamente. Nos anos 90, Amal trabalhou também como correspondente no Iraque para a TV egípcia.

Muçulmana xiita, ela afirmou em entrevista ao sítio Iraq Media Net, no ano passado, que tem esperança na paz em seu país. ‘Nossa amada nação é a terra do amor e da irmandade. Nossa ambição é que nossa estação de rádio seja o oásis verde que une todos os iraquianos’, completou.

Conflito letal

Desde o início da guerra, em março de 2003, pelo menos 100 jornalistas foram mortos no Iraque, 80% deles iraquianos, segundo dados do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), com sede em Nova York. Pelo menos 37 assistentes de equipes de mídia, como motoristas e intérpretes, também morreram neste período, fazendo da guerra no Iraque o mais letal conflito para profissionais de mídia na história moderna.

Em 5/4, a polícia de Bagdá encontrou o corpo, alvejado de balas, de Khamael Muhsin, outro famoso apresentador de TV e rádio local – e amigo próximo de Amal. Ele havia sido seqüestrado dois dias antes. Ainda segundo o CPJ, 48 jornalistas foram capturados no país e continuam desaparecidos desde 2004. Informações de Bassem Mroue [AP, 29/4/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem