Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

CADERNO DA CIDADANIA > INGLATERRA

Rádio pirata mais influente de Londres ganha licença

13/10/2010 na edição 611

A Rinse FM, que já foi considerada a emissora de rádio pirata mais influente de Londres, responsável por tornar conhecidos artistas como Dizzee Rascal e Wileyto, finalmente se tornará legal, para satisfação de seu fundador, DJ Geneeus. ‘Obter a licença me deu os sentimentos mais estranhos’, desabafou, acrescentando sentir falta apenas de subir no telhado para transmitir a programação.


Além de administrar boates em Londres, a emissora também tinha um selo que viu artistas como Katy B alcançarem o topo da parada de sucessos britânica. Seu clipe ‘On A Mission’ foi visto mais de 2,7 milhões de vezes no YouTube.


Geneeus, cujo nome real é um mistério, criou a Rinse há 16 anos com um grupo de amigos, incluindo Wiley e DJ Slimzee, depois que outras emissoras piratas disseram que eles eram muito novos para estarem no ar. ‘Não sabíamos o que estávamos fazendo, mas era ótimo. Nós tínhamos um estilo livre e somos assim até hoje’, diz ele, que na época tinha 16 anos. O DJ transmitiu a rádio de quase todas as torres da parte leste da cidade. ‘Fui preso umas 20 vezes. Mas nunca fui acusado formalmente’.


No começo, a emissora funcionava quase sem nenhum recurso. Geneeus pedia contribuições de ouvintes e roubava cabos de aparelhos da mãe para manter a estação no ar. Quando encontrou Sarah Lockhart, tudo mudou. Ela deixou o trabalho em uma gravadora, os dois juntaram forças e a batalha pela licença começou. Depois do envio de documentações e reuniões na Ofcom, eles conseguiram uma licença comunitária no dia 17/6.


Ao contrário das licenças comerciais, eles não podem vender anúncios e devem continuamente provar que a rádio é útil para a comunidade. Ambos já oferecem treinamento e oportunidades para MCs e DJs. Eles alertam, no entanto, que ouvintes não devem esperar música pop. ‘Prefiro ser pirata e fazer o que faço a ser legal e fazer algo que não suporto’, afirma o DJ. Informações de Alexandra Topping [The Guardian, 10/10/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem