Domingo, 16 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1041
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

Rara série de debates televisionados tem início no país

03/06/2009 na edição 540


Dois candidatos à presidência do Irã, o reformista ex-presidente do Parlamento Mehdi Karroubi e o conservador ex-chefe da Guarda Revolucionária Mohsen Rezai, estrearam, na semana passada, a rara série de seis debates transmitidos na TV estatal. Karroubi, vestido em trajes clérigos xiitas tradicionais, sentou de frente para Rezai, que trajava um terno claro, com um mediador ao centro, com fotos do aiatolá Ruhollah Khomeini, fundador da República Islâmica, e do atual líder supremo aiatolá Ali Khamenei, ao fundo. As eleições presidenciais ocorrem no dia 12/6. Estes debates não são pioneiros no Irã, mas políticos do país raramente se enfrentam cara a cara em público.


Antes de o debate começar, o mediador alertou que não seria permitida qualquer crítica aos outros candidatos – o atual presidente Mahmoud Ahmadinejad e o ex-premiê Mir Hossein Mousavi -, pois ambos não estavam presentes. Para Rezai, a prioridade de seu governo será a economia. ‘Estou procurando fazer uma revolução econômica. Tenho a intenção de mudar a economia de controlada pelo estado para uma que tenha uma participação mais significativa do setor privado’, prometeu. Karroubi, por sua vez, adotou um tom mais populista, afirmando que irá distribuir ‘lucros do setor petrolífero para cada iraniano acima de 18 anos de idade’. Ele também irá focar na ‘geração de empregos e na proteção dos direitos do cidadão’.


Há uma intensa crítica das emissoras estatais por favorecerem amplamente Ahmadinejad em sua cobertura eleitoral e por não oferecer a quantidade justa de tempo para os outros três candidatos. O Irã tem mais de 20 canais de rádio e TV controlados pelo governo, com o chefe da transmissão apontado por Khamenei. Nenhuma emissora privada tem autorização para operar no país. Informações de Farhad Pouladi [AFP, 2/6/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem