Domingo, 15 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1054
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

Relatório americano indica soluções alternativas

13/05/2009 na edição 537

A ONG americana Free Press divulgou esta semana um relatório sobre como o governo deveria responder à atual crise no jornalismo. Intitulado ‘Saving the News’ (algo como ‘salvando as notícias’), o estudo alerta para a necessidade de mudanças estruturais e maior participação de organizações não lucrativas nos veículos de comunicação.


‘A mídia tradicional foi golpeada por uma grande tempestade, com o crescimento da internet e o desaparecimento do dinheiro da publicidade tradicional colidindo com a recessão econômica’, afirma Craig Aaron, diretor da Free Press e co-autor do relatório. ‘Mas muitas das feridas da indústria de mídia são causadas por ela própria, resultado de decisões de negócios ruins e estratégias falhas, junto com reguladores preguiçosos que apenas olham para o outro lado. Precisamos de algo novo’.


O estudo, que pode ser lido integralmente aqui (em inglês), identifica cinco modelos promissores que deveriam ser prioridade aos políticos:


* Novas estruturas de propriedade de veículos de mídia, encorajando o crescimento de organizações de notícias sem fins lucrativos a partir de isenção de impostos.


* Criação de novos incentivos fiscais e a revisão das leis de falência para estimular a propriedade de empresas de mídia locais.


* Financiamento de programas de treinamento e reciclagem para jornalistas novos e antigos em multimídia e reportagem investigativa.


* Investimentos em projetos inovadores que ajudem a identificar e alimentar novos modelos.


* Transformação da mídia pública em uma operação de notícias não comercial de alta qualidade utilizando novas tecnologias e focando em serviços para a comunidade.


Informações de Joe Strupp [Editor & Publisher, 12/5/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem