Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

CADERNO DA CIDADANIA > COLÔMBIA

Relatório denuncia impunidade em crimes contra jornalistas

12/10/2005 na edição 350

A Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos), que monitora e elabora informes anuais sobre a situação da liberdade de expressão nos países do continente americano, divulgou um novo relatório sobre a Colômbia que afirma que aqueles que cometem crimes contra jornalistas no país continuam impunes. Diante disto, a OEA pediu ao governo colombiano que acelere as investigações de assassinatos de jornalistas e fortaleça a proteção de jornalistas que são alvos de violência. Eduardo Bertoni, relator especial do órgão, afirma que ‘a autocensura produzida pelas ameaças e violência contra jornalistas aumenta quando os crimes não são punidos’.


Segundo Bertoni, a agência colombiana responsável pela investigação de crimes contra jornalistas é acusada de inércia burocrática e resoluções ineficientes. ‘As investigações não mostram sinais de avanço, o que ajuda a gerar um clima de profunda desconfiança e desrespeito à justiça’, declara ele.


O relatório também observou que as iniciativas do governo, incluindo o ‘Programa de Proteção aos Jornalistas’ dos ministérios do Interior e da Justiça, contribuíram para diminuir atos de violência contra jornalistas nos últimos anos. No entanto, a diminuição no índice ocorreu principalmente devido à autocensura por parte dos próprios profissionais de imprensa.


A pesquisa foi baseada em informações obtidas em um encontro de membros da OEA com agentes do governo colombiano, jornalistas e organizações civis, na Colômbia, em abril de 2005. Os dados do relatório coincidem com os do relatório produzido pela International Freedom of Expression eXchange, organização que monitora a liberdade de expressão em todo o mundo. Informações da International Freedom of Expression eXchange [4/10/05].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem