Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

CADERNO DA CIDADANIA > CELULAR COM CÂMERA

Repórteres da BBC ganham aparelho

10/02/2004 na edição 263

A rede pública britânica BBC está usando uma novidade que pode revolucionar o jornalismo televisivo. Quarenta repórteres e produtores receberam, recentemente, telefones celulares com câmeras de vídeo para gravar acontecimentos importantes quando não houver ainda uma equipe com equipamento normal de TV no local. Há alguns dias, a emissora conseguiu mostrar um grave acidente de ônibus no País de Gales com antecedência, graças às novas engenhocas.

Os celulares não são iguais aos encontráveis nas lojas de esquina. A BBC pediu à Philips Software que turbinasse o modelo 3650 da Nokia, deixando-o com condições de registrar mais de uma hora de vídeo com resolução própria para transmissão na TV – muito mais, portanto, que um aparelho para consumidores normais conseguiria guardar. O sistema é diferente do utilizado nas recentes transmissões de guerras, em que um telefone que se conecta ao satélite envia imagens gravadas por câmeras normais. Os aparelhos usados pela BBC têm lentes embutidas, o que facilita o uso, mas piora a qualidade da imagem. Em breve, outros 40 funcionários devem passar a andar com a novidade.

Nos EUA, a Fox News anunciou já estar implementando sistema semelhante. A CBS, por sua vez, apesar de confirmar que se trata de uma solução para o futuro, ainda não considera o vídeo que o celular consegue transmitir bom o suficiente para colocá-lo na televisão. Mas a BBC pode estar fazendo a coisa certa, afinal, como aponta Penelope Patsuris, da Forbes [5/2/04], um furo mal gravado é melhor que nada.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem