Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1280

Revista suíça mantém blog em subúrbio de Paris

Quando conflitos entre descendentes de imigrantes e policiais atingiram a França, em novembro do ano passado, veículos de mídia de todo o mundo se esforçaram para contar a história dos subúrbios, conhecidos como banlieues, onde foram protagonizadas as manifestações de violência. A revista suíça L´Hebdo, com tiragem de 44 mil exemplares, aproveitou a oportunidade para tentar cobrir o assunto de maneira mais profunda, e talvez mais útil, usando a internet.

Por achar que os primeiros artigos não tinham esclarecido os leitores de maneira suficiente sobre o assunto, os editores da revista decidiram mandar seus repórteres para Bondy, um dos subúrbios de Paris, em períodos de rotação de sete a dez dias. Até hoje, eles trabalham em uma mini-sala emprestada de um clube de futebol local e postam relatórios e fotografias várias vezes por dia em um blog, o Bondy Blog. ‘Enquanto os ataques davam uma trégua e as equipes de televisão saíam de campo, a realidade da vida diária em Bondy não mudava’, afirma Alain Jeannet, editor da revista – que nas próximas semanas também entrará no rodízio de jornalistas.

Os repórteres enviados a Bondy são de diversas editorias e têm liberdade total para usar a primeira pessoa do singular em seus textos. ‘Nós escrevíamos e imediatamente publicávamos um rascunho inicial, o que nos ajudava a ir montando a narrativa’, relembra Serge Michel, editor de relações internacionais e primeiro membro da equipe a ir ao subúrbio. Os jornalistas também descobriram uma nova relação com os leitores, que passaram a deixar comentários no blog – o que os inspirava ainda mais a escrever. O Bondy Blog ainda está no ar – e jornalistas suíços que ainda não foram ao subúrbio parisiense terão a oportunidade de ter esta experiência in loco.

Em março, os jornalistas devem retornar à Suíça para dar início a um novo projeto. A L´Hebdo pretende levar jovens de Bondy para Lausanne, sede da revista, a fim de realizar um treinamento de jornalismo e blogs. Desta forma, o Bondy Blog continuará sendo atualizado por estes jovens, com apoio técnico e editorial dos jornalistas da revista. ‘Queremos agora ajudar os jovens a manter o blog, usando as ferramentas de jornalismo e de blogs para se tornarem atores do seu próprio espaço social’, diz Michel. O projeto de internet, entretanto, ganhará em breve um toque das ‘mídias tradicionais’: uma editora francesa transformará o conteúdo do blog em livro. A renda das vendas será destinada a apoiar a continuação da atividade do blog em Bondy. Informações de Bruno Giussani [International Herald Tribune, 29/1/06].