Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Revistas de fofoca continuam
sendo sucesso de venda

Enquanto algumas revistas femininas americanas enfrentam dificuldades para
manter sua tiragem, as revistas semanais de fofoca continuam atraindo um grande
número de leitores e chegam a vender mais de sete milhões de cópias por semana,
informa Myrna Blyth [The New York Sun, 26/7/06]. People, US
Weekly
, In Touch, Star, Life & Style Weekly e a
versão americana da britânica OK! vendem a maior parte de suas cópias na
banca, o que é mais rentável. As revistas femininas, ao contrário, têm maiores
tiragens resultantes de assinaturas pagas, que em geral oferecem descontos e
geram menos lucro. As revistas para adolescentes também estão passando por maus
momentos. A Time Inc. anunciou na semana passada que encerrará a publicação da
edição impressa da Teen People, mantendo apenas a versão online. A
ElleGirl tomou a mesma medida há três meses. Durante os últimos seis
meses, entretanto, a In Touch apresentou um aumento de 33,5% em anúncios
e a Life & Style 21,7%. Ambas as publicações têm preços mais baratos
do que as outras revistas de fofocas. O estilo das revistas de celebridades
parece agradar mais às jovens leitoras. Elas não oferecem conselhos ou
informações sobre serviços, como as revistas femininas. ‘Sinceramente, as
mulheres jovens hoje em dia não querem grande quantidade de conselhos. Elas
podem encontrar tudo o que procuram em uma grande variedade de lugares’,
observou Charles Kennedy, vice-presidente da empresa de pesquisa DYG Inc.
‘Quando eu trabalhava na Star, eu queria que a revista fosse divertida e
não educativa. As jovens têm muito pressão hoje em dia, mas elas também são
muito confiantes’, afirmou Bonnie Fuller, que já foi editora de diversas
revistas de celebridades e femininas e é a atual editora da US
Weekly
.


Filme sobre 11/9 é divulgado por empresa
polêmica


O diretor Oliver Stone está tendo ajuda para divulgar o seu mais recente
filme sobre o 11/9, o World Trade Center, de um aliado um tanto
inusitado: a empresa de publicidade que ajudou a planejar a campanha de ataque
do Swift Boat Veterans for Truth – grupo formado por mais de 250 veteranos da
Guerra do Vietnã – ao candidato John Kerry nas eleições presidenciais de 2004.
Desde o início da campanha, Kerry foi tratado como um herói condecorado da
Guerra do Vietnã. O grupo teria afirmado publicamente que o candidato democrata
teria mentido sobre sua atuação no conflito. Stone alegou que não sabia sobre o
passado político da empresa até ter sido informado sobre o fato por um repórter
na semana passada. O diretor disse que condenou o ataque à campanha de Kerry,
mas avisou que ele mesmo já contratou, no passado, ‘publicistas que tinham
muitos esqueletos no armário. Aqui não é a cidade dos santinhos. Esse é um
mercado impuro’, observou. O filme será lançado no dia 9/8 pela Paramount
Pictures, mas já está gerando críticas entusiasmadas. L. Brent Bozell III,
presidente do conservador Centro de Pesquisas de Mídia e fundador do Conselho de
Pais e Televisão – mais conhecido por suas campanhas contra a indecência na
televisão e severas multas para os canais – classificou o filme de ‘obra de
arte’ e enviou e-mail para 400 mil pessoas recomendando-o. Informações de David
M. Halbfinger [The New York Times, 27/7/06].


Ronaldinho Gaúcho ganha direitos online


O jogador Ronaldinho Gaúcho ganhou na semana passada direitos exclusivos do
domínio www.ronaldinho.com na
rede, noticia a Reuters [27/7/06]. A WIPO, agência de propriedade intelectual da
Organização das Nações Unidas, informou que o juiz responsável pelo caso decidiu
a favor de Ronaldinho porque o sítio estava sendo utilizado para publicar vídeos
de música. Segundo o juiz, o antigo proprietário do domínio estaria agindo de
má-fé e, portanto, não tinha direitos para manter o sítio. O jogador de futebol
inglês Wayne Rooney está esperando a resolução de um caso similar, que pede
direitos exclusivos aos domínios WayneRooney.com e WayneRooney.co.uk.