Domingo, 19 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

CADERNO DA CIDADANIA > BELO HORIZONTE, MG

Sem-diploma oficializam movimento

Por Movimento em Defesa dos Jornalistas sem Diploma em 22/03/2005 na edição 321

Os chamados ‘jornalistas sem diploma’ criaram movimento nacional no dia 5/3/05, em reunião realizada em Belo Horizonte.

O Movimento em Defesa dos Jornalistas sem Diploma surgiu [ver remissão abaixo] a partir da insatisfação de diversos profissionais, que mesmo amparados pela decisão da Justiça federal, que suspendeu a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para obtenção do registro profissional no Ministério do Trabalho, vem sendo discriminados pela Fenaj e seus sindicatos.

A decisão não foi resultado somente da discriminação corporativista, o movimento buscou inspiração num dos mas significativos exemplos do jornalismo brasileiro, o jornalista Cláudio Abramo, 40 anos de profissão sem diploma de Jornalismo. Abramo escreveu várias vezes: ‘Para ser jornalista, é preciso ter uma formação cultural sólida, científica ou humanística’. Não é o diploma de Jornalismo, com certeza, que vai garantir está sólida formação.

Liberdade de expressão

O movimento tem como objetivos articular, informar e orientar os jornalistas sem diploma. Pretende também, negociar tudo o que diga respeito aos interesses da categoria, e até mesmo ajuizar ações quando entender necessário, para defender seus direitos.

O movimento resolveu também participar ativamente na Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa no Brasil, criada pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ) com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O jornalista Antonio Vieira, coordenador do movimento, informou que já está em funcionamento o site do movimento na internet (www.jornalistassemdiploma.jex.com.br), e basta mandar um e-mail a mdjsd@oi.com.br para se inscrever gratuitamente e receber o informativo do movimento.

O movimento tem como principal bandeira defender a liberdade de expressão e de informação e entende que o verdadeiro jornalista se escora no dom do espírito, em razão do qual se expressa intelectualmente, e não porque conseguiu um diploma na faculdade.

******

Contatos do MDJSD – Tel.: (31) 9646.3285; e-mail: mdjsd@oi.com.br; site: www.jornalistassemdiploma.jex.com.br

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem