Segunda-feira, 27 de Maio de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1038
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

Seminário internacional sobre imprensa, humor e caricatura

15/08/2006 na edição 394

De 22 a 24 de agosto próximos, o Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa promove o 1º Seminário Internacional sobre Imprensa, humor e caricatura: a questão dos estereótipos culturais.

Por que alguns povos escolhem outros como alvo preferencial de seu humor? Será que cada nação tem um estilo próprio de rir das outras ou de si mesmas? Por que alguns povos elegem um tipo caricatural como seu símbolo?

Produtor de conceitos sintéticos e tendo comunicação impactante, o humor realça identidades e diferenças, construindo preconceitos e estereótipos culturais. É, no entanto, propulsor do riso e da confraternização. Ou seja: o humor divide ao acentuar a diferença e une ao provocar o riso de todos. Através dele, podemos reconhecer nos estereótipos produtos culturais gerados por circunstâncias históricas e por isso mesmo em permanente transformação. Lembrando sempre que, por maiores que sejam as diferenças entre os povos, uma característica define o ser humano de todas as raças, cores, nacionalidades ou religiões: a de ser o único animal que ri.

A Fundação Casa de Rui Barbosa fica na Rua São Clemente, 134 – Botafogo – Rio de Janeiro. Informações pelo telefone (21) 3289-4640 ou no site da entidade.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem