Segunda-feira, 18 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº991
Menu

CADERNO DA CIDADANIA > GOOGLE NA JUSTIÇA

Serviço de vídeo online é processado

10/11/2006 na edição 406

O Google Video foi processado por violar leis de copyright – o que pode representar a chegada de muitos problemas legais para a empresa, que recentemente comprou o You Tube. A porta-voz do Google revelou, na quarta-feira (8/11), que há um processo aberto na Securities and Exchange Commission (SEC), a CVM americana, mas não forneceu maiores detalhes.


Desde que lançou seu serviço de vídeo online, em janeiro, o Google tentou superar o sucesso do You Tube, que, lançado em fevereiro de 2005, tornou-se fenômeno na rede. Sem conseguir vencer o rival, a gigante comprou o You Tube no mês passado por US$ 1,65 bilhão.


Pirataria


Muito do sucesso do You Tube deve-se ao fácil acesso a clipes protegidos por direitos autorais postados por seus milhões de usuários. O You Tube retira do sítio vídeos protegidos quando é informado da existência de tais clipes, mas isto não impede que novos vídeos piratas sejam postados constantemente.


Especula-se que muitos detentores de direitos autorais estejam aguardando a finalização da compra do You Tube pelo Google para processá-lo. A concretização do negócio deve se dar nas próximas semanas. O Google reconhece que há grandes chances de que o número de ações legais por violação de copyright aumente de maneira considerável em um futuro próximo. Uma teoria que circula na rede afirma que a empresa já separou US$ 500 milhões do valor da compra do You Tube para pagar acordos judiciais. O executivo-chefe do Google, Eric Schmidt, nega a informação. Com informações de Michael Liedtke [Associated Press, 8/11/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem