Domingo, 21 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1033
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

SIP pede publicação de editorial conjunto

18/08/2006 na edição 394

Com o presidente cubano Fidel Castro aparentemente se recuperando, mas ainda cedendo o poder a seu irmão Raúl, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) afirmou que o momento é propício para que jornais de todo o continente americano peçam a libertação imediata de dezenas de jornalistas presos e o fim das ameaças à mídia independente no país. A SIP sugeriu que as publicações divulgassem simultaneamente um editorial nesta sexta-feira (18/8).


‘Diante dos últimos acontecimentos em Cuba, a situação piorou para a imprensa independente no país’, afirmou Diana M. Daniels, presidente da organização sem fins lucrativos dedicada a defender a liberdade de expressão nas Américas. ‘Acreditamos ser hora de aumentar nossa pressão para a libertação imediata dos jornalistas, cuja maioria está sofrendo de problemas de saúde crônicos e abuso nas prisões’.


No dia 8/8, uma semana depois de o governo ter anunciado que Fidel estava cedendo temporariamente o poder a seu irmão, autoridades cubanas libertaram o jornalista independente Santiago Albert DuBouchet Hernández, diretor da agência Habana Press. Ele havia cumprido uma sentença de um ano por supostamente ter resistido à prisão.


A maioria dos jornalistas que ainda estão presos foram detidos no episódio que ficou conhecido como ‘primavera negra’, em março de 2003, quando o governo prendeu 75 dissidentes políticos – entre os quais estavam 27 jornalistas independentes. A maioria dos presos foi acusada de violar a conhecida Lei 88, ato de 1999 que prevê sentenças longas para uma variedade de ‘crimes’ jornalísticos. Informações de Mark Fitzgerald [Editor & Publisher, 16/8/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem