Sábado, 26 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

CADERNO DA CIDADANIA > TECNOLOGIA

Software promete acabar com parcialidade

12/09/2008 na edição 502

Foi lançado, no início desta semana (8/9), o software SpinSpotter, que promete detectar manifestações de parcialidade em notícias online. Após baixar no sítio uma ferramenta de nome Spinoculars, o internauta pode rastrear e identificar potenciais indicadores de parcialidade em textos jornalísticos publicados na rede.


Os algoritmos do programa funcionam com base em princípios de parcialidade e interpretação pessoal, retirados de normas do Código de Ética da Sociedade de Jornalistas Profissionais e da avaliação de um conselho composto por acadêmicos. São eles: adjetivos usados por jornalistas que vão além da intenção de fortalecer as evidências no artigo; voz passiva; fonte tendenciosa não identificada; falta de atenção com o contexto; e falta de equilíbrio.


Participação


O Spinoculars ainda permite que usuários marquem frases em matérias e opinem sobre textos selecionadas por outros internautas. Ao passar o mouse sobre as frases ou expressões marcadas, é possível ter acesso à explicação do que chamou a atenção da ferramenta e ver sugestões de uma reformulação do artigo para deixá-lo mais neutro.


O fundador do SpinSpotter, Todd Herman, alega que o sucesso do serviço irá depender da participação dos usuários. Ex-executivo da Microsoft, Herman afirma que os participantes receberão notas – através do feedback de outros – em relação a suas habilidades de aplicar corretamente as regras do software. Um grupo de estudantes de jornalismo irá fazer o papel de juiz para checar as frases submetidas por usuários, para garantir que elas sigam as regras. O conselho do SpinSpotter inclui pessoas das mais variadas inclinações políticas, para evitar acusações de que o software possa estar sendo tendencioso. Informações de Jon Fine [Business Week, 8/9/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem