Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1055
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

Solidariedade a um jornalista e em defesa da liberdade de imprensa

Por Fernando Massote em 23/06/2009 na edição 543

O nosso amigo e companheiro de trabalho, conhecido e respeitado jornalista mineiro, com longa folha de serviços prestada a tantos órgãos de comunicação, nacionais e mineiros, José de Souza Castro, está sendo intimado pela justiça estadual a responder sobre o que escreveu em um dos seus últimos artigos, publicado também pelo nosso blog.

A acusação que lhe movem é de crime de calúnia (art. 138 – crimes contra a honra – Código Penal), que teria sido cometido no artigo ‘Coronelismo no Ministério Público mineiro’.

A leitura do referido artigo nos conforta na nossa convicção de que a acusação não procede. O que o articulista faz ali é o que faz sempre, como excelente jornalista que é: investigar, perguntar e, diante de situações ou circunstâncias incertas ou por esclarecer, ele suspende o juízo, demandando esclarecimentos.

Isto é calúnia? Perguntar, suspeitar e pedir esclarecimentos é crime? Só se for para a ditadura militar ou para autoridades que não querem ser questionadas e que, para se proteger, tomam atitudes intimidatórias.

O que querem é silenciar o nosso amigo, que é um jornalista e cidadão cujos trabalhos, admirados por todos nós, primam pela honestidade intelectual, pela competência e o exercício ético-profissional mais exemplar.

Intimidações odiosas

A incriminação do amigo e colega José de Souza Castro nos atinge a todos que lutamos por uma sociedade mineira e nacional mais civilizada, mais republicana e mais democrática. Solidarizarmo-nos e defendermos José de Souza Castro contra esta intimidação é defender esses valores e reforçar a corrente dos que lutam contra o autoritarismo que insiste ultimamente em querer tomar conta de Minas Gerais.

Pedimos a todos que se manifestem contra as odiosas intimidações que fazem a José de Castro, sua família e pela continuação de seus trabalhos de jornalista incansável em defesa de uma Minas Gerais e de um país democráticos, desenvolvidos e civilizados.

Daremos nas próximas horas mais informações sobre os intercursos judiciais com que estão interpelando José de Souza Castro.

Criamos um abaixo-assinado em apoio a José de Souza Castro. Assine, divulgue, proteste.

******

Doutor em Filosofia pela Universidade de Urbino (Itália) e professor aposentado do Departamento de Ciência Política da UFMG

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem