Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Tereza Rangel

‘Cresce a tensão em Mianmar, onde o governo endurece na repressão de atos pró-democracia. O UOL vem noticiando mal o conflito no país asiático. Ontem, houve pelo menos nove mortos e uma foto daquelas obrigatórias e que merecia ter ficado horas a fio no ar: a do fotógrafo japonês Kenji Nagai, já ferido, tentando fotografar a ação do Exército.

Na home, esta foto era a quarta ou quinta em importância

O UOL deu a foto para noticiar conflitos por menos de duas horas, em vídeo da BandNews. Era a quarta ou quinta foto do espaço rotativo. Ou seja, quem abrisse home page do UOL teria de passar por três ou quatro fotos antes de ver a do conflito. Mesmo que, historicamente, a cobertura internacional em países distantes e pobres dê pouca audiência, o UOL deveria investir mais na cobertura. A credibilidade de um meio de comunicação não se constrói apenas em cima de audiência.

Em vez da foto que ficará para a história, o UOL preferiu a do colar de Maria Antonieta indo a leilão. Enquanto a do conflito ficou por menos de duas horas destacada na página principal do portal, a do colar esteve por mais de seis horas. Enquanto as duas estiveram simultanemante no ar, a da Maria Antonieta vinha antes, portanto, com mais destaque. No álbum do dia, nem mesmo a legenda foi atualizada quando a identidade de Nagai foi divulgada. Até agora, 11h59 de sexta-feira, fala em ‘homem ferido’.

O colar mereceu mais destaque do que o conflito em Mianmar

Hoje, há notícias de que a Internet foi cortada em Mianmar, dificultando a divulgação de imagens e notícias, que o governo interditou ruas e mosteiros e que o Conselho de Direitos Humanos da ONU fará sessão especial sobre o país. Nada na home do portal. Durante a madrugada, apenas, houve uma chamada para material da Der Spiegel sobre o caso e uma foto de manifestação em frente à Embaixada de Mianmar em Tóquio.

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Labirinto UOL (26/9/2007)

O UOL, sabe-se, é um site gigantesco, com mais de mil diferentes canais de notícias, entretenimento e serviços. Tem conteúdo próprio e de parceiros. Por isso mesmo, deveria facilitar a vida do internauta na hora da navegação. Não é isso que acontece sempre, porém.

A estação de Esporte tem uma das maiores audiências do portal e tem investido em vídeos, principalmente os de futebol. Encontrá-los, porém, vem se tornado tarefa árdua, quase impossível, por conta da navegação pouco amigável e confusa. Quem vir um vídeo a partir de uma reportagem ou do índice de notícias de Esporte terá dificuldades de reencontrá-lo mais tarde.

Engana-se quem pensa que vai achar o vídeo do Nelsinho clicando no botão ‘Vídeos’ no menu de Futebol

É que o menu do canal de futebol em UOL Esporte tem um link para ‘Vídeos’. Eles são apenas a lista de vídeos da TV UOL. Aqueles produzidos pela redação de UOL Esporte não vão para lá. Ontem, por exemplo, havia na lista de ‘últimas notícias de esportes’ pelo menos oito vídeos, a saber:

Vídeo: Jorge Wagner diz que Boca não vai ter liberdade

Vídeo: Leão dá ultimato a atletas ‘relaxados’ no Atlético-MG

Vídeo: Muricy quer apoio da torcida contra o Boca Juniors

Vídeo: Marcinho diz que problema do Atlético-MG é coletivo

Vídeo: Antônio Carlos celebra volta ao elenco santista

Vídeo: Muricy vê duelo com o Boca como clássico mundial

Vídeo: Otimista, Nelsinho almeja vaga na Sul-Americana

Vídeo: Nelsinho aposta em equilíbrio e quer reação imediata

Nenhum deles foi para a lista de vídeos da TV UOL. Vamos supor que internautas tenham visto esses oito vídeos e queiram revê-los. Quem os procurar clicando no item ‘Vídeos’ no menu de futebol não irá encontrá-los.

Lista de vídeos de futebol não traz os todos os vídeos de futebol feitos pela redação do UOL

Eles pertecem a UOL Vídeos, estação em fase de teste. Lá, tampouco há os vídeos que constam da lista da TV UOL. Ou seja, pobre do internauta, que vai se perder tentando achar os vídeos no portal, sem saber onde encontrá-los.

Lista da produção de UOL Esporte em Vídeos UOL não traz todos os vídeos de esportes do UOL

Nem mesmo a busca facilitará a vida do interessado em vídeos de esporte. Quem procurar, por exemplo, por ‘Nelsinho + Corinthians’ em Busca-UOL-vídeos, somente vai encontrar vídeos do YouTube. Nenhum do UOL.

Seria ótimo se todos os vídeos de esportes estivessem reunidos num único lugar, com acesso fácil e óbvio. ‘O problema detectado pela ombusdman já é objeto de estudo dentro da Gerencia de Esporte e da Gerência de Interface do UOL. Nosso objetivo a curto prazo é fazer uma reformulação total na área’, diz Alexandre Gimenez, gerente geral de Esporte.

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Notícia desperdiçada (25/9/2007)

O editor Cláudio Luis de Souza enviou e-mail à ombudsman (reproduzido abaixo) para dizer que, desde a noite de sexta-feira à noite, dois parceiros de UOL Carros tinham a notícia do recall da GM: Carsale e Interpress Motor. Informa que a notícia ficou na home page da estação até a manhã da segunda-feira. Faltavam, nas duas notícias citadas, duas informações importantes: o número de unidades envolvidas no recall _quase 30 mil veículos_ e orientação para o consumidor. UOL Carros poderia ter investido em serviço, dando mais força à notícia, em vez de apenas dar a nota burocrática do parceiro. Ademais, a home page do UOL ignorou a notícia, o que faz com que seu alcance tenha ficado restrito. Ou seja, o UOL tinha uma notícia relevante, antes da concorrência e simplesmente deixou-a passar. Os concorrentes, apesar do atraso, cumpriram melhor a função de informar, já que destacaram em suas principais páginas, e até em manchete, a notícia, que está na primeira página da Folha de S.Paulo hoje e ganhou um abre de página em O Estado de S. Paulo e O Globo (para assinantes).

A seguir, a íntegra da resposta do editor de UOL Carros.

‘UOL Carros noticiou, sim, o recall envolvendo cerca de 30 mil veículos da General Motors; a notícia é de sexta-feira (21).

Carsale -site parceiro do UOL- publicou nota no índice de UOL Carros às 20h42 daquele dia; imediatamente a notícia ganhou destaque na home da estação. Em seguida, às 21h24, outro site parceiro do UOL, o Interpress Motor, também publicou a notícia do recall. Ambas as notas tinham a lista completa dos chassis dos carros envolvidos.

Ou seja, já na sexta (21), por volta de 21h30, a notícia sobre o recall da GM estava 1) destacada na home de UOL Carros, e 2) disponível na lista de notícias de UOL Carros em textos de dois parceiros, à escolha do leitor (que pode preferir o estilo ou apresentação de um ou outro).

O destaque para o recall ficou na home de UOL Carros durante todo o fim de semana. Foi trocado apenas na manhã desta segunda (24), quando a notícia já tinha praticamente três dias de idade. Se hoje a concorrência resolveu transformar em destaque (e até manchete de portal) uma informação que já estava disponível em UOL Carros três dias antes, quem saiu perdendo foram os leitores alheios.

Outra coisa: o UOL Carros está destacando, sim, a greve da GM nos EUA — e isso porque ela é um acontecimento histórico: entre outras coisas, porque há 37 anos não havia uma greve geral como essa na empresa. A CNN parece concordar com o editor.

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Recall da GM (24/9/2007)

Há uma notícia importante hoje, destacada pela concorrência e praticamente ignorada pelo UOL. A GM está anunciando no Brasil um recall de 29 mil veículos, entre eles Corsa e Meriva. A notícia não ficou nem uma hora na home page do portal nem foi para a home page de UOL Carros, que prefere noticiar a greve da GM nos Estados Unidos. UOL Economia dá o assunto com muita discrição (é uma das últimas chamadas). Parece-me miopia para notícia. A concorrência tem a notícia desde as 13h. A agência de notícias Reuters disponibilizou-a ao UOL às 13h49. São 15h30 agora.

UOL Carros noticia greve da GM, mas não o recall no Brasil

UOL Economia deixa para o ‘pé’ notícia que afeta consumidores

PS. 16h21: alterei o texto porque percebo, agora, que a notícia esteve na home do portal, por menos de uma hora. Não invalida a crítica. É o tipo de notícia que merece mais.’