Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Time Warner ‘testa’ censura às revistas estrangeiras

Uma revista chinesa com conteúdo da Sports Illustrated, publicação da Time Warner, foi lançada esta semana na China, aproveitando o aumento do interesse por esportes no país, noticiam Mei Fong e Geoffrey A. Fowler [The Wall Street Journal, 16/8/06]. Porém, diante das restrições à mídia estrangeira, mesmo no período em que o país se prepara para os Jogos Olímpicos de 2008, a revista tem um destino ainda incerto.


Tecnicamente, todas as publicações chinesas são publicadas pelo governo, que é cuidadoso em relação ao conteúdo estrangeiro e à competição de empresas de mídia de outros países. No ano passado, a Administração Geral de Imprensa e Publicação da China (GAPP), agência governamental responsável por inspecionar os direitos autorais e publicações no país, proibiu que novas revistas – exceto as especializadas em ciência e tecnologia – fossem publicadas na China sob acordos de ‘cooperação de direitos autorais’ com editoras estrangeiras e o governo.


Em março, o governo da China proibiu a distribuição da edição em chinês da revista Rolling Stone, que chegou a ser vendida nas bancas. O GAPP justificou a medida alegando motivos técnicos e falta de uma das autorizações necessárias para sua publicação. Neste mesmo mês, o grupo de Hong Kong SEEC Media Group Ltda. anunciou sua parceria com a Time Inc. para a publicação de uma revista com conteúdo da Sports Illustrated chamada SI China. No entanto, autoridades chinesas estão exigindo agora aprovação oficial e explicações sobre a parceria. ‘Não estamos dizendo à China que esta é a edição chinesa da Sports Illustrated. Este não é um acordo de ‘cooperação de direitos autorais’. Trata-se de uso de conteúdo e cooperação de marca entre os grupos SEEC Media e Time Inc.’, justificou Daphne Wu, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da SEEC.


A edição piloto da revista especializada em esportes ostenta o nome Sports Illustrated e também o nome em chinês Tiyu Huabao – que era o nome de uma publicação que desapareceu das bancas chinesas há cinco meses. Daphe afirma que a empresa Sports Newspaper Publication House, parceira da SEEC Media, publicou a edição piloto, que tem o logo da Time Inc. Segundo ela, a empresa tem autorização do governo para publicar a Tiyu Huabao.


A atitude de lançar a revista neste momento pode ser estratégica, na medida em que o país se prepara para as Olimpíadas de Pequim e não é interessante para o governo ser visto como censurador de uma das revistas esportivas mais conhecidas do mundo.