Quarta-feira, 26 de Julho de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº951

CADERNO DA CIDADANIA > LIVE EARTH

Transmissão online dos shows bate recorde

10/07/2007 na edição 441

No último sábado (7/7), dois bilhões de pessoas em mais de 120 países tiveram acesso aos shows do evento de música Live Earth, via televisão, rádio, internet ou nos locais dos concertos. O recorde de audiência, entretanto, foi batido na rede: houve nove milhões de streams. ‘Ultrapassamos todos os eventos de entretenimento online em termos de público’, comemora Karin Muskopf, gerente de produtos da MSN.

Um stream, que significa um fluxo de dados, é registrado quando um determinado vídeo é acessado, por isso este número não significa necessariamente que nove milhões de internautas tenham assistido aos shows através do sítio da MSN. Ainda assim, a notícia é interessante para se pensar como as pessoas estão lidando com eventos transmitidos por novas mídias.

Em um evento deste tipo, que contou com shows em oito países durante 24 horas, a transmissão online tem inúmeras vantagens. O Live 8, realizado em 2005 para chamar a atenção para os problemas do continente africano, atraiu cinco milhões de pessoas ao sítio da AOL, a fim de assistir aos shows simultâneos em Londres, Paris, Filadélfia, Toronto, Roma e Berlim. A audiência online ultrapassou a de telespectadores da MTV.

Com base em acertos feitos a partir da análise da transmissão online do Live 8, a MSN, que detinha os direitos exclusivos de transmissão online do Live Earth, disponibilizou também opções on-demand, para que os usuários pudessem escolher qual cidade queriam assistir.

Divisor de águas

Kevin Wall, produtor da transmissão online do Live 8 e co-fundador do Live Earth em parceria com o ex-vice-presidente americano Al Gore, também lançou em 2005, junto com a Microsoft, o ControlRoom, um dos primeiros sítios para transmissão de shows. ‘O Live 8 foi um marco, no qual as pessoas mudaram o padrão de assistir a vídeos curtos na rede para assistir à programação em um formato maior’, afirma.

Alguns artistas ainda relutam em permitir a divulgação online ao vivo de shows ou deixá-los disponíveis para download. Na indústria da música, os concertos ainda constituem uma fonte importante de renda. Wall discorda e insiste que a apresentação de shows online aumenta as vendas de ingressos, pois funciona como divulgação de uma turnê.

Por um triz

Os cariocas quase ficam de fora do mega-evento ecológico. Na terça-feira da semana passada (3/7), o Ministério Público do Rio de Janeiro obteve uma liminar – posteriormente cancelada – suspendendo o Live Earth Rio, alegando que não havia policiamento suficiente para proteger a praia de Copacabana, já que toda a força de segurança da cidade estaria concentrada nas preparações dos Jogos Pan-Americanos, que começam no dia 13/7. Informações de Jake Coyle [AP, 3/7/07], Hollywood Reporter [3/7/07], Paul J. Gough [Hollywood Reporter, 5/7/07], Mike Collett-White [Reuters, 5/7/07] e Reuters [7/7/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem