Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

CADERNO DA CIDADANIA > OLIMPÍADAS 2008

Vazamento de imagens da abertura irrita chineses

05/08/2008 na edição 497

Um inquérito foi aberto na China após uma emissora de TV sul-coreana ter transmitido um ensaio secreto da cerimônia de abertura das Olimpíadas. Os organizadores, segundo reportagem de Tania Branigan [The Guardian, 31/7/08], disseram estar decepcionados, apesar de a emissora – SBS, uma das três do país a terem direitos oficiais de transmitir os Jogos – ter dito que a filmagem foi legítima.

A transmissão durou um minuto e mostrou várias atrações, entre elas a projeção de uma baleia gigante e um enorme globo azul e verde. A equipe do diretor cinematográfico Zhang Yimou trabalhou duro nos últimos três anos para manter confidenciais os detalhes da abertura dos Jogos.

Surpresa estragada

A SBS não mostrou a tocha olímpica sendo acesa, mas reportou que uma fênix dourada sobrevoaria a arena no clímax do evento. ‘Chegamos lá e ninguém nos parou – então filmamos’, disse um repórter esportivo da emissora em Seul. Sun Weide, porta-voz do Comitê Organizador dos Jogos de Pequim (Bocog), disse que os repórteres foram avisados para não filmar ou fotografar o ensaio secreto. ‘Estamos decepcionados com o que fizeram, mas os fragmentos não entregam ao público a idéia geral da cerimônia’.

Sun disse que os organizadores estão estudando se os jornalistas sul-coreanos serão penalizados. De acordo com fontes do Comitê Olímpico Internacional, fotógrafos podem encarar ação legal e retirada de credenciais para os Jogos se publicarem imagens dos ensaios.

O vazamento irritou alguns usuários de internet; alguns afirmam que o canal violou leis de segredo de estado ao transmitir as imagens. ‘Como uma emissora pôde ser tão antiprofissional? Eles não passam de paparazzi’, diz um comentário postado no portal chinês Tianya. ‘Boicotem produtos coreanos’, afirma outro. Outros culpam os organizadores. ‘Deveríamos tentar achar a razão dentro das medidas e do sistema para garantir o segredo da abertura. Culpar os outros não resolve nada’, dizia um comentário postado no portal Sina.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem