Domingo, 22 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1055
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

Wikipédia proíbe Cientologia de editar verbetes

02/06/2009 na edição 540

A enciclopédia online Wikipedia proibiu contribuições da Igreja da Cientologia, colocando fim a uma longa disputa sobre a edição de artigos relacionados ao tema no sítio editado por internautas. Deste modo, endereços de IP (que identificam computadores) pertencentes e operados pela Igreja da Cientologia e seus associados estão bloqueados e uma longa lista de editores individuais estão proibidos de contribuir com artigos sobre o tema; caso desobedeçam, terão suas contas suspensas. A decisão foi unânime, tomada por um comitê de arbitragem da enciclopédia. ‘A proposta da Wikipedia é ser uma enciclopédia de conteúdo livre, de alta qualidade, em um ambiente de respeito mútuo entre os colaboradores. O uso da Wikipedia para interesses pessoais é proibido’, dizia parte da decisão.

Esta é a quarta disputa relacionada com cientologia na Wikipedia em quatro anos. A política da enciclopédia é que os artigos devem ser neutros. Seguidores e críticos da cientologia tentam descrevê-la em tom positivo ou negativo. Segundo o sítio The Register, a igreja – que tem seguidores famosos como os atores Tom Cruise e John Travolta – teria uma operação organizada para combater as críticas da cientologia na rede. A decisão, na íntegra, em inglês, está na Wikipedia.

A cientologia é uma religião fundada em 1952 pelo autor L. Ron Hubbard, que focalizava seu trabalho na ficção científica. Seus seguidores acreditam na imortalidade, sendo que os seres humanos vão evoluindo até chegar ao estado de iluminação. Com informações de Caitlin Fitzsimmons [The Guardian, 29/5/09] e do Huffington Post [29/5/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem