Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1063
Menu

CARTAS NA MESA > Segunda temporada

“Cartas na Mesa – Jornalismo em foco” agora em podcast

Por Pedro Varoni em 29/10/2019 na edição 1061

(Foto: Reprodução – YouTube)

Foi nas tardes e noites quentes da primavera paulistana de 2019 que gravamos, no estúdio da ESPM em São Paulo, os cinco episódios da série de podcasts “Cartas na Mesa – Jornalismo em Foco”, parceria entre o Observatório da Imprensa e o curso de jornalismo. Essa é a segunda edição do projeto. A mudança de plataforma – do vídeo, no ano passado, para o podcast – foi um indicativo dos motivos que levam o formato em áudio a ter, hoje, tanta repercussão.

Mantivemos a ideia anterior de dois jornalistas conversarem sobre um tema, sem a figura do mediador. Eu e a professora Heidy Vargas fizemos a apresentação dos convidados e deixamos a bola correr. Ficamos de fora, admirando o jogo. Não foram poucas as vezes em que sentíamos que era possível ir além dos 25 ou 30 minutos combinados. O assunto poderia fluir, com riqueza de exemplos e argumentos. Ética no jornalismo, a lógica do clique e desinformação, o legado e o futuro do projeto Comprova, como as redações devem conversar com a audiência e diversidade no jornalismo brasileiro foram os temas debatidos.

Hoje, os assuntos relacionados ao jornalismo extrapolam o campo profissional para ter um interesse mais amplo. Seja pelos abalos na relação entre liberdade de expressão e democracia em várias partes do mundo, seja porque a sociedade parece reaprender o valor da informação verificada e responsável. E essa mesma sociedade cobra mais transparência e coerência do jornalismo. Por todos esses motivos, o interesse da série diz respeito a outros segmentos que não os nichos dos comunicadores e profissionais que lidam com informação.

Mais do que uma moda, a linguagem do podcast parece se prestar melhor a um agradável tom de conversa informal, que se torna interessante quando as fontes têm argumentação e conhecimento de causa. Num mundo em que a presença das imagens se torna ubíqua, espaços sem a presença de uma câmara favorecem um outro tipo de prosa. Não se trata de negar a potência do jornalismo audiovisual, mas de descobrir que a fome de conteúdo da sociedade contemporânea busca a todo tempo novos formatos para novas linguagens.

A partir da edição do Observatório da Imprensa na semana que vem, vocês poderão ter acesso ao conteúdo da série de podcasts “Cartas na Mesa – Jornalismo em foco”. Serão cinco episódios, cada um numa semana, que também estarão disponíveis no Sopotify.

Cronograma dos episódios:

Tema Dupla Data
Desafios e oportunidades para maior governança e ética no jornalismo brasileiro Jorge Tarquini (ESPM) e Flavia Lima (ombudsman da Folha de S.Paulo) 05/11
Como a lógica do clique favorece a desinformação Ricardo Fotios (ESPM/UOL) e Aline Sordili (ESPM/Rede Record) 12/11
O legado e o futuro do Projeto Comprova Daniel Bramatti (Abraji/Estadão) e Sérgio Lüdtke (Projor/Comprova) 19/11
Feedback acionável: como as redações podem e devem conversar com a audiência Antônio Rocha Filho (ESPM) e Gabriela Terenzi (Infomoney) 26/11
Desafios e oportunidade para maior diversidade no jornalismo brasileiro Paulo Talarico (Agência Mural) e Nina Weingrill (Énois Conteúdo) 03/12

 

SERVIÇO:

A série de podcasts “Cartas na Mesa” é uma produção do Observatório da Imprensa em parceria com o curso de Jornalismo da ESPM.
Produção: professoras Egle Spinelli e Heidy Vargas, pela ESPM; Gabriela Erbetta e Pedro Varoni, pelo Observatório da Imprensa.
Trilha sonora: Gustavo Rocha.
Edição de áudio: Everdson Afonso.
Roteiros: Pedro Varoni.
Apresentação: Pedro Varoni e Heidy Vargas.
Curadoria dos jornalistas convidados: Angela Pimenta.
Gravações feitas no Centro Experimental de Jornalismo, supervisionado pelo professor Antônio Rocha Filho.
A coordenação do curso de jornalismo da ESPM é de Maria Elisabeth Antonioli.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem