Domingo, 21 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1033
Menu

CIDADANIA > Você Repórter

Livro narra vivências do jornalismo nas periferias

Por Equipe do Observatório da Imprensa em 09/04/2019 na edição 1032

(Foto: Arquivo pessoal).

Após cinco anos de atuação transformando histórias de coletivos culturais e artistas da vida real em narrativas jornalísticas nas periferias de São Paulo, o Desenrola E Não Me Enrola, coletivo de comunicação formado por jovens comunicadores das periferias, lança o livro “Você Repórter da Periferia: Visões e vivências do jornalismo nas periferias”.

O livro, publicado pela editora FiloCzar, retrata as transformações sociais, profissionais e culturais que os integrantes do coletivo vivenciaram desde a criação de um portal de notícias em 2013. No ano seguinte, o coletivo passou a realizar o projeto Você Repórter da Periferia, programa de formação de jovens, que oferece durante sete meses o contato com oficinas técnicas e imersões jornalísticas.

“O Você Repórter da Periferia é uma ação produzida pela juventude e para a juventude, por isso grande parte das histórias contadas neste livro revelam o potencial da comunicação, quando ela passa a ser um elemento de trabalho profissional, pedagógico e social para fortalecimento dos jovens”, conta a designer e fotógrafa Flávia Lopes, aluna da primeira edição do curso, que se tornou integrante do coletivo em 2014.

Ela relata suas experiências em um dos capítulos do livro. Desde 2017, Flávia atua no coletivo como gestora do Centro de Mídia M’Boi Mirim, um dos projetos desenvolvidos pelo coletivo, para fomentar um coworking de comunicação no Jardim Ângela, zona sul da cidade.

Evelyn Vilhena, 23, moradora de Carapicuíba, cidade da região metropolitana de São Paulo, é a coordenadora do projeto Você Repórter da Periferia. “Hoje eu enxergo melhor questões sociais invisíveis que eu não observava antes no lugar que eu moro. E compreendo como isso pode definir a forma como uma pessoa pode viver o seu bairro e até mesmo a sua vida. Sem dúvida, esse conhecimento contribui para a forma acadêmica e profissional que eu quero produzir jornalismo”, afirma.

A criação do Você Repórter da Periferia começou a ser planejada pelos jornalistas Ronaldo Matos e Thais Siqueira no ano de 2013, quando eles ainda eram estudantes de jornalismo. A realização do projeto ganhou força, após a conquista do Programa VAI, uma política pública que fomenta a realização de projetos culturais desenvolvidos por jovens nas periferias de São Paulo.

“Esse livro sintetiza o valor da produção de conhecimento que emana dos territórios periféricos de São Paulo e que podem ser aplicada em muitas instâncias, uma delas é o jornalismo”, conta Matos, jornalista que há cinco anos atua como editor, educador e pesquisador nos projetos criados pelo Desenrola E não Me Enrola.

Ele ressalta que a experiência vivenciada no Você Repórter da Periferia pode ser um caminho para combater a crise no mercado de trabalho de jornalismo. “Esta crise só existe porque a mídia hegemônica não está preparada e nem interessada, para abordar da forma correta as reais dinâmicas sociais dos territórios periféricos.”

“Eu já fui muito discriminada no ambiente de trabalho. Não por despreparo, mas por falta de interesse das pessoas de me dar a devida atenção durante o processo de treinamento. A minha resposta para isso eu encontrei nas periferias, quando conheci lugares e pessoas, onde eu me senti acolhida e à vontade para colocar os meus sonhos em prática. E essa experiência está enraizada na nossa metodologia de produzir jornalismo, para contar histórias e se conectar com os territórios”, conclui a jornalista Thaís Siqueira, uma das autoras do livro.

Agenda

II Feira de Livros da Unesp

Local: Câmpus da Unesp de São Paulo (ao lado da estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô)
Endereço: Rua Jornalista Aloysio Biondi, s/n – Barra Funda – São Paulo (SP)
Sala: Sala 116 do Instituto de Artes | Sala do Coro Furio Franceschini
Data: 11 de abril
Horário: 14h
Classificação: Livre

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem