Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Divulgação científica em quadrinhos

Divulgar os resultados de pesquisas de forma simplificada e descontraída para atingir principalmente alunos do ensino fundamental e médio. Com essa proposta nasceu a série temática Papo-Cabeça, manual no formato de revista em quadrinhos publicado pela Embrapa Instrumentação Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em São Carlos, interior de São Paulo.

‘A idéia é reduzir o analfabetismo científico no país por meio do conhecimento irrestrito de todos os cidadãos. A compreensão de temas de C&T deve fazer parte do cotidiano das pessoas’, disse Joanir Silva, responsável pela publicação, à Agência Fapesp.

Levando em consideração que a falta de saneamento básico gera 70% das internações hospitalares no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, os organizadores decidiram abordar no primeiro número a fossa séptica biodigestora. A tecnologia foi desenvolvida principalmente para a zona rural do país.

No mecanismo, composto por três caixas d’água de amianto, com mil litros cada, mais tubos e conexões, a tubulação dos vasos sanitários é desviada para as caixas, fazendo com que os coliformes fecais sejam transformados em adubo orgânico pelo processo de biodigestão.

A primeira edição da revista, que deverá ser distribuída gratuitamente como material didático entre estudantes do ensino médio e fundamental, utiliza personagens de uma família para mostrar como evitar que os dejetos da fossa séptica contaminem os lençóis d’água que abastecem a população.

‘O estilo de história em quadrinhos foi escolhido por agradar praticamente todos os leitores e também por ser um recurso cada vez mais usado em sala de aula’, disse Silva.

Segundo a responsável pela série, a revista Papo-Cabeça faz parte das ações do Projeto Mirindiba 20, uma campanha de comunicação interna e externa desenvolvida para comemorar os 20 anos da Embrapa Instrumentação Agropecuária.

A campanha prevê ainda iniciativas como uma exposição itinerante de tecnologias pelas praças de São Carlos, além de pontos de leitura sobre assuntos de ciência e tecnologia na cidade.

******

Repórter da Agência Fapesp