Terça-feira, 22 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº955

CIRCO DA NOTíCIA > PREVISÕES FAJUTAS

O mentalista que enganou o G1

Por Renato Pacca em 29/07/2014 na edição 809
Reproduzido do blog do autor no Globo.com, 14/7/2014

Vejam a incrível notícia, publicada no site G1, dando conta que um mentalista teria feito, no dia da abertura da Copa do Mundo, uma previsão para a final, “registrada em cartório”, cravando a Alemanha campeã e errando o resultado por apenas um gol de diferença.

Antes, o mesmo site havia publicado outra matéria, mencionando que o mentalista teria feito o mesmo em 2006 e acertado o resultado da final, apontando a Itália campeã e o placar de 5 a 3 nos pênaltis, contra a França. A riqueza de detalhes foi tamanha que o mentalista ainda incluiu a expulsão de Zidane na prorrogação, a eliminação do Brasil para a França, por 1 a 0, e até a vitória da Alemanha sobre Portugal por 3 a 1, na disputa pelo terceiro lugar.

Ocorre que as fotos que ilustram as reportagens permitem concluir que o autoproclamado mentalista não “registrou” qualquer previsão, mas apenas reconheceu sua firma em cartas.

O Cartório de Notas, portanto, apenas atestou que a assinatura das cartas é mesmo a dele, sem efetuar qualquer registro ou análise do texto. Não há qualquer garantia de que espaços em branco, eventualmente deixados no corpo do texto, por exemplo, não possam ter sido preenchidos APÓS os resultados.

Se o mentalista quiser colocar à prova seus autoproclamados poderes em 2018, deixo aqui a dica: escreva a previsão em uma carta, sem qualquer espaço em branco, e registre-a com antecedência no Cartório de Títulos e Documentos, o que aí sim permitiria comprovar a inexistência de qualquer acréscimo a posteriori.

De qualquer forma, é preciso reconhecer algum poder no mentalista, que, ao enganar o G1, certamente exerceu uma forma de ilusionismo…

******

Renato Pacca é advogado e professor no Rio de Janeiro

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem