Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1034
Menu

CIRCO DA NOTíCIA >

Alô, Estadão, Serra e Aécio também têm blogs!

Por Luiz Antonio Magalhães em 17/03/2009 na edição 529

A reportagem reproduzida abaixo foi publicada na sexta-feira (13/3), no Estadão.com e ganhou chamada de capa no portal. Com um título maroto, a matéria ‘acusa’ a ministra Dilma Rousseff de antecipar a campanha eleitoral, ao arrepio da lei.

O pessoal do Estadão.com deve achar meio complicado pesquisar no Google. Há tempos este Observatório elaborou um tutorial bastante útil para apuração de matérias pela internet, e desde já fica a dica aos colegas do portal.

Sim, porque uma pesquisa simples resolveria a questão: com as palavras-chave ‘Serra, blog e presidente’, o Google informa que José Serra (PSDB) também tem um blog elaborado por apoiadores, igualzinho ao da ministra Dilma, intitulado José Serra Presidente. O governador paulista também estaria ‘driblando’ o TSE?

É verdade que Serra ainda não ganhou a parada dentro do PSDB, então mais uma pesquisa se faz necessária, desta vez com as palavras-chave ‘Aécio, blog e presidente’. Resultado: o rival de Serra no PSDB e governador de Minas Gerais, Aécio Neves, conta com o blog Aécio Presidente, igualmente produzido por seus apoiadores. Será que Aécio ‘deu um olé’ na justiça eleitoral?

Mais antenado

Cada veículo tem toda a liberdade de realizar suas pautas como bem entender, mas a verdade é que a matéria do Estadão.com sobre ‘o drible’ no TSE apresentando apenas o blog de apoio à candidatura de Dilma é um acinte à inteligência dos leitores. Uma pena, pois a matéria completa, incluindo os blogs de Serra e Aécio, ficaria muito mais rica e permitiria outras abordagens, como comparações sobre a audiência e conteúdos dos sites.

O problema todo parece ter sido o afã de dar uma ‘cutucada’ na ministra, poupando os tucanos do mesmo ‘cutucão’. No fundo, foi um ótimo jeito de jogar a credibilidade jornalística na lata do lixo, porque o leitorado é mais inteligente e antenado do que supõe certos editores.

Confira a seguir a íntegra da reportagem:

‘Blog da Dilma’ dribla TSE e antecipa corrida para 2010 na web

SÃO PAULO – A campanha da ministra Dilma Rousseff (PT), candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a eleição de 2010 só não começou oficialmente pelo obstáculo da legislação eleitoral – que proíbe propaganda antes de julho do ano da eleição, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas em espaços como a internet, a corrida eleitoral já está antecipada – e muito acessada.

O ‘Blog da Dilma’ é um exemplo. Embora não seja oficial, o (e)leitor encontra nele notícias atualizadas sobre a agenda da ministra, comentários sobre os principais temas do momento, como efeitos da crise internacional e grampos telefônicos, além de críticas ao provável concorrente tucano, o governador de São Paulo, José Serra. Slogans como ‘Sou PT, sou Dilma 13′ e Dilma é PT. Dilma é Nordeste’ também aparecem. O blog se autodenomina o maior portal de Dilma Rousseff na internet.

Criado por Daniel Bezerra, que trabalha no Palácio do Governo do Ceará, o blog entrou no ar em novembro do ano passado e conta com a colaboração de mais seis editores – que se conheceram via outros blogs na internet, mas nunca se viram – tendo inclusive a participação de uma escritora (Glória Leite) que mora na Alemanha, segundo o editor-geral Daniel (Pearl) Bezerra de Oliveira. O ‘Pearl’ no seu nome é uma homenagem e referência ao jornalista Daniel Pearl, que foi sequestrado e morto no Paquistão.

A ideia do espaço da ministra na internet surgiu do próprio Daniel Bezerra, que já tinha seu blog. Ele entrou em contato com outros blogueiros para convida-los a participar do projeto. ‘Eu já tinha o meu blog, cada um já tinha o seu. É um blog de blogueiros. Acho que só o Saraiva (o juiz) é filiado ao PT, o resto não. Cada um mora em um lugar, uma região. A gente se fala pela internet. Tem juiz de direito aposentado, estudante e bancário na produção – mas nenhum jornalista ‘, diverte-se a enfermeira de São Paulo Jussara Seixas, umas das responsáveis pelo conteúdo.

Jussara se diz ‘assustada’ com a repercussão do site na mídia e com o número de acessos. Daniel afirma que o maior pico por dia foi de 7 mil acessos, ‘que vinha variando entre 4 a 5 mil’. ‘Por mês atinge mais de 160 mil acessos’, conta.

Assim que o blog ganhou proporções maiores, Daniel tentou contato com a ministra e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ‘Daniel, quando fez o blog, e as reportagens começaram a citá-lo, mandou as principais para a Casa Civil porque ele quis. Mas não tivemos nenhuma resposta, nem da Casa Civil nem do Planalto’, lembra Jussara.

O estadao.com.br apurou que o gabinete do presidente Lula recebeu o ofício encaminhado pelo editor. Procurada pela reportagem, no entanto, a assessoria do Planalto e da Casa Civil não comentaram o conteúdo do blog.

O blog é atualizado diariamente, de acordo com a intensidade da agenda da ministra: ‘Tem dias que chegamos a atualizar 15 vezes’. A equipe também controla os comentários – alguns ‘impublicáveis’ – a que Jussara atribui aos ‘não-simpatizantes de Dilma. ‘A oposição costuma entrar no blog e deixar comentários. São muitos, mas tem uns que não dá’, conta.

Jussara aposta na vitória de Dilma em 2010, pela ‘proximidade com o presidente Lula’. ‘Eu estou achando que ela ganha. Uma pessoa, que é ligada ao Lula como ela, que tem essa popularidade recorde em plena crise, acho que ganha’, finalizou.

******

Jornalista

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem