Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

CIRCO DA NOTíCIA > LEITURAS DE VEJA

As provas que a revista não mostrou

Por Luiz Antonio Magalhães em 10/06/2008 na edição 489

A nota reproduzida mais abaixo, da Agência Estado, revela que a TAM negou ter feito qualquer oferta pela Varig, embora reconheça ter avaliado o negócio – e seria de fato estranho a maior companhia aérea do país não ter analisado a possibilidade de comprar da Varig.


Com a negativa da TAM, ou a revista Veja apresenta alguma prova documental de que a companhia não apenas fez uma oferta, mas quis pagar exatos 418 milhões de dólares a mais do que os 320 milhões de dólares desembolsados pela Gol (a revista foi bastante precisa na cifra, note-se), ou então abre a fonte que forneceu a informação, a fim de que as autoridades possam investigar o que seria a maior negociata da história recente do Brasil, perdendo apenas para a privataria do governo FHC.


Caso contrário, Veja mais uma vez se desmoraliza, a exemplo do caso dos já folclóricos 3 milhões de dólares cubanos que ‘financiaram’ a campanha de Lula em 2002, tendo um bêbado como piloto transportador da ‘verdadeira fortuna’ que cruzou os céus da América Latina a bordo de um jatinho. Hoje se sabe que a campanha de Lula realmente não precisava da ajuda do comandante Fidel – e ele provavelmente nem teria ervanário disponível para ajudar o amigão –, mas a estapafúrdia teoria foi parar na capa da revista em uma falta não apenas de critério jornalístico, mas de senso do ridículo.


Voltando ao caso da venda da Varig, a bola está com Veja. Ou a revista tem provas do que escreveu – e neste caso o governo e a TAM estão encrencados – ou pode até se especializar em publicar peças de ficção. Convém antes, porém, advertir o distinto público…


A seguir, a matéria da Agência Estado com o desmentido da TAM.




TAM informa que não fez oferta para comprar Varig




SÃO PAULO – A empresa TAM informou hoje que analisou oportunidades de investimentos no setor aéreo e não efetuou nenhuma proposta vinculativa no caso da Varig por considerar a relação risco/retorno desfavorável. Segundo reportagem veiculada na edição desta semana da revista Veja, a TAM teria apresentado uma oferta de US$ 738 milhões pela Varig. A revista questiona, então, por que a proposta da Gol, de US$ 320 milhões, foi aceita.


O caso da Varig virou polêmica desde que a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu, afirmou que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, fez pressão a favor do fundo norte-americano Matlin Patterson e de três sócios brasileiros no processo de venda da VarigLog. O negócio violaria a legislação brasileira, que limita a 20% o capital estrangeiro nas companhias aéreas.

******

Blog do autor

Todos os comentários

  1. Comentou em 11/06/2008 cid elias

    Mais uma precisa Observação da Imprensa. Parabéns ao LAM, e ao OI que oportunizou a leitura desta. Quanto à revisteca vejaQmentira, a falta de compromisso com a verdade é tão evidente, que as farsas inventadas à cada semana nem surpreendem mais. O panfleto da abril, hoje associado a capitalistas sul-africanos ‘chegados num apartheid’, tornou-se exemplo de anti-jornalismo. Para os capos do grupelho, o fim, dar um pé na bunda do nordestino usurpador, justifica os meios, noticiar mentiras toscas como se verdades fossem, distorcer, insultar, cometer crimes, etcetc. E pensar que tem gente capaz de pagar pra ler um lixo destes…

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem