Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1051
Menu

CIRCO DA NOTíCIA >

BBC anuncia criação de canal de TV no Irã

17/10/2006 na edição 403

A BBC anunciou a criação de um canal de TV no Irã, com lançamento previsto para o início de 2008. Financiado pelo governo britânico e transmitido em farsi, a língua local, o canal será coordenado pelo Serviço Mundial da BBC e poderá ser assistido por qualquer pessoa com acesso à TV a cabo ou satélite na região.

Ao anunciar o empreendimento, o ministro das Finanças, Gordon Brown, discursou sobre terrorismo e elogiou o Serviço Mundial como ‘uma fonte confiável de notícias e informações para milhões de pessoas em todo o mundo’. O canal será operado de Londres, e deverá ter investimento anual de 15 milhões de libras (o equivalente a quase 60 milhões de reais).

‘O canal de TV da BBC em farsi é um serviço editorialmente independente [do governo britânico] para as pessoas do Irã. E eu estou contente em anunciar que, hoje, estamos fornecendo os recursos para isso’, completou Brown.

‘A rádio da BBC em persa e seus serviços online são altamente respeitados pelos iranianos, especialmente pelos formadores de opinião. No Irã, nós somos vistos como a mais confiável e objetiva fonte de informações’, afirmou o diretor do Serviço Mundial, Nigel Chapman, lembrando que a TV tem mudado o jeito como a população iraniana recebe as notícias.

Nem tudo são flores

No início deste ano, o governo iraniano bloqueou o acesso no país ao sítio da BBC em persa. Na ocasião, a organização Repórteres Sem Fronteiras ressaltou que a manobra privava a população de uma fonte de notícias ‘independente e popular’. Segundo a RSF, o sítio havia se tornado um dos mais importantes desde sua criação, em 2001, sendo a página da BBC em língua estrangeira com maior número de visitantes. Cerca de 30 milhões de acessos foram registrado em dezembro de 2005, metade deles provenientes do território iraniano. Informações de Julia Day [The Guardian, 10/10/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem