Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

CIRCO DA NOTíCIA > LEITURAS DO ESTADÃO

Como manipular a opinião pública

Por Luiz Antonio Magalhães em 13/02/2008 na edição 472






A primeira página do Estado de S.Paulo de quarta-feira (13/2), reproduzida ao
lado, é um excelente exemplo do uso de imagens com objetivo de manipular o
noticiário.


A foto dos presidentes Lula e Nicolas Sarkozy, em cinco colunas, é o elemento
mais forte da capa. A intenção, obviamente, é mostrar Lula como um jeca
deselegante, que decidiu se encontrar com o francês em mangas de camisa. Já
Sarkozy aparece impecável, de terno e gravata.


Se o jornal quisesse, poderia ter revelado aos seus leitores exatamente o que
aconteceu, a saber: o cerimonial dos dois países acordou que, em função da
altíssima temperatura na Guiana Francesa, os dois presidentes vestiriam trajes
informais. Lula agiu de acordo com o combinado, mas Sarkozy decidiu encarar o
calor de terno, quebrando o protocolo.

Quando Lula puxou o francês para os


cumprimentos da população local, sob o
sol escaldante (está registrado na foto interna do jornal), Sarkozy percebeu a
bobagem. Voltou para a sombra ensopado e o cerimonial pediu aos fotógrafos que
não registrassem a cena. Depois do almoço, seco e refeito, o presidente da
França voltou a posar para as câmeras.


Sem as devidas explicações, a imagem passa a idéia de que foi Lula quem
quebrou o protocolo. E como uma imagem vale mais do que mil palavras, o mal está
feito, como provavelmente era a intenção editorial do Estadão.

Todos os comentários

  1. Comentou em 13/02/2008 Carlos N Mendes

    Meias verdades dão mentiras inteiras. Sempre. Está de parabéns o OESP por nos ensinar mais uma.

  2. Comentou em 13/02/2008 Carlos N Mendes

    Meias verdades dão mentiras inteiras. Sempre. Está de parabéns o OESP por nos ensinar mais uma.

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem