Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Comunique-se

ORIENTE MÉDIO
Izabela Vasconcelos

Correspondente da Reuters diz que é preciso cuidado com propaganda na guerra

‘O correspondente da Reuters no Oriente Médio, Dan Williams, afirmou que é preciso tomar cuidado com a propaganda na guerra, para não transmitir conceitos parciais durante a cobertura de um conflito. Williams participou de palestra nesta sexta-feira (25/09), em São Paulo.

O correspondente diz que as pessoas procuram os jornalistas e são abertas para falar, mas há que tomar certos cuidados. ‘As pessoas falam, querem passar informações. Muito dessas informações é propaganda, existe muita propaganda na guerra, mas é preciso saber separar a informação’.

‘Guerra de cinco estrelas’

O correspondente classificou a cobertura atual com uma ‘guerra de cinco estrelas’. ‘Como a região é muito pequena, você consegue andar por vários lugares, entrevistar várias pessoas e depois voltar para o seu hotel. É diferente ao que eu via na televisão quando adolescente’, compara.

Para Williams, cobrir o Oriente Médio é uma responsabilidade que influencia diretamente a população local. ‘O Oriente Médio é uma parte do mundo que vai continuar nas manchetes. E o povo de lá se vê como o mundo os mostra, como a mídia os mostra’, relata.

Cobertura desproporcional

Williams também comentou que a cobertura da imprensa sobre o estado de Israel é desproporcional e que a imagem que as pessoas têm dos jornalistas que participam da cobertura não coincide totalmente com a condição real desses profissionais.

‘Veja o tamanho do Brasil, e quantos correspondentes existem por aqui? Israel é uma região muito pequena, com correspondentes de todo lugar. Existe a questão do petróleo, da religião, da guerra, isso chama a atenção da mídia. Mas acabam perpetuando uma visão desproporcional da região’.

O jornalista veio ao Brasil para realizar uma série de palestras, com o apoio da Reuters e do Comunique-se. Essa semana, o correspondente participou de debates na Puc-Rio, UFRJ e Unicsul.

Williams trabalha há 11 anos em Israel. A serviço da Reuters, o jornalista já realizou coberturas especiais no Egito, Jordânia, Índia e Turquia. O correspondente mantém um blog no site da Reuters que pode ser acessado no endereço http://blogs.reuters.com/dan-williams.’

 

AGRESSÃO
Comunique-se

Repórter fotográfico é agredido por preso em Alagoas

‘O repórter fotográfico Lula Castello Branco foi agredido na manhã desta sexta-feira (25/09), na porta do Fórum de Maceió. O profissional, que trabalha para O Jornal, levou um chute na direção do rosto enquanto tentava tirar uma foto do reeducando Genilson Vieira da Silva, integrante de um grupo suspeito de assalto a bancos. O agressor chegava ao Fórum com um grupo de oitenta detentos para prestar depoimento ao juiz da 17ª Vara Criminal da capital alagoana.

‘Estavam todos de cabeça baixa, quando me agachei para tirar uma foto melhor. Aí ele me deu um chute, dei uma rápida inclinada, mas a câmera bateu no meu rosto e machucou um pouco’, conta o fotógrafo.

Castello Branco diz que o juiz Maurício Breda ‘se indignou’ com o caso e pediu que fizesse uma ocorrência na delegacia. ‘Ele pediu, mas eu não quis, porque é gente perigosa. Eu tenho minha família, não posso me arriscar assim’, afirmou o fotógrafo.

Não é a primeira vez que o repórter fotográfico é agredido. Há cerca de um ano e meio o profissional fazia cobertura da greve do Detran de Alagoas quando um policial jogou uma bomba que atingiu sua perna com estilhaços. Nesse caso, Castello Branco prestou queixa e procurou o sindicato. Mas se recusou a fazer o mesmo desta vez, por temer represálias. De acordo com Castello Branco, o juiz que viu a cena disse que faria o flagrante da agressão.’

 

POLÍTICA
Comunique-se

Marqueteiro de Obama confirma contrato com PT para eleição de 2010

‘Ben Self, responsável pela estratégia da campanha de Barack Obama na Internet, vai trabalhar para o Partido dos Trabalhadores na eleição do ano que vem. A informação foi confirmada em entrevista ao Portal Terra.

‘Sim, estamos trabalhando com o partido’, afirmou Self ao ser questionado se ele teria sido contratado pelo PT.

Self e sua empresa, a Blue State Digital, são responsáveis pela revolução que a campanha do então candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos promoveu ao utilizar a Internet. Com as ações na web, foram arrecadados mais de US$ 500 milhões em doações, o que representa 66% de toda a arrecadação.

Apesar de não dar detalhes sobre a estratégia de campanha porque ‘não seria inteligente fazer isso neste momento’, Self ressaltou a importância da Internet para os candidatos.

‘Não existe um candidato que pense em lançar uma campanha sem usar a internet. É a marca de um candidato sério, bem como uma ferramenta importante. Sem ela, é como participar de uma batalha sem ter uma arma. Como você poderia fazer isso?’, afirmou.’

 

SILÊNCIO
Comunique-se

Delegados do Ceará decidem não dar mais entrevistas para a imprensa

‘Os delegados da Polícia Civil do Ceará decidiram não dar mais entrevistas para a imprensa. A decisão foi tomada em reunião da categoria, nesta sexta-feira (25/09), motivada pela exoneração dos delegados César Wagner, Romério Almeida e Ana Lúcia Moreira.

‘Não vamos mais dar entrevistas à imprensa, porque estamos proibidos pelo senhor secretário de segurança pública, haja vista a cabeça de três colegas que foram cortadas’, afirmou o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Ceará, Lusimar de Moura, em entrevista concedida à TV O Povo.

Os três delegados foram exonerados, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, por causa de excessos na exibição de presos para a imprensa.

Os delegados também decidiram que não irão trabalhar mais que 30 horas semanais e estudam uma renúncia coletiva. Além disso, requisitaram uma audiência com a presença da imprensa, da Ordem dos Advogados do Brasil e do secretário de segurança.

Com informações do O Povo Online.’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Carta Capital

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog