Domingo, 18 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1013
Menu

CIRCO DA NOTíCIA >

Federação organiza protesto pela qualidade do jornalismo

03/10/2007 na edição 453

A Federação Européia dos Jornalistas (FEJ) marcou para 5/11 o dia de enfrentar os problemas do jornalismo no Velho Continente. A organização, que representa centenas de sindicatos e associações de profissionais de imprensa na Europa, está pedindo que seus membros realizem um dia inteiro de protestos, passeatas e celebrações para chamar a atenção para ‘a crise no jornalismo europeu’.


Batizado de ‘Defenda o Jornalismo’, o dia de manifestações também tem como objetivo mostrar ‘o papel essencial dos sindicatos de jornalistas europeus na promoção de um jornalismo de qualidade’. Entre as manifestações sugeridas pela FEJ estão o lobby sobre figuras políticas, um ‘carnaval’ pela liberdade de imprensa e pequenas paralisações de trabalho em homenagem a profissionais de mídia assassinados.


Problemas


O secretário-geral da organização, Aidan White, ressalta que a França é um dos países mais problemáticos quando o assunto é jornalismo. ‘O que está acontecendo na França é extremamente preocupante. Vemos uma mistura de interferência política, autocensura, concentração de mídia e condições de trabalho precárias. Isso leva a um jornalismo doentio’, declarou ele ao anunciar o projeto.


A FEJ lembra que, em toda a Europa, ‘jornalistas enfrentam os mesmos problemas’, entre eles pressão política e comercial, comercialização de notícias, autocensura, instabilidade e ataques a proteção de fontes. ‘Como conseqüência’, diz a organização, ‘a qualidade do jornalismo vem caindo drasticamente’. Informações de Mark Fitzgerald [Editor & Publisher, 30/9/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem