Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Folha esconde má performance de Kassab

Reproduzido do blog Entrelinhas


A edição de quinta-feira (20/7) da Folha de S. Paulo dificilmente poderia ser mais favorável aos candidatos tucanos José Serra e Geraldo Alckmin, especialmente ao primeiro.


Senão vejamos: o jornal, por meio do instituto Datafolha, realizou uma série de pesquisas sobre as intenções de voto para presidente, governador de alguns estados e também sobre a avaliação do governador Cláudio Lembo e do prefeito Gilberto Kassab, ambos do PFL e ex-vices de Alckmin e Serra, respectivamente. Pois bem, o jornal destacou na manchete a vitória, em primeiro turno, do candidato Serra. As avaliações de Lembo e Kassab apareceram apenas em pequena chamada de capa – a reprovação a Lembo subiu 9 pontos e o prefeito Kassab é aprovado por apenas 16% dos paulistanos.


Nas páginas internas, porém, é que a manipulação aparece com maior nitidez: a Folha jogou para a página C-5, no caderno Cotidiano, a avaliação de Kassab, dissociando completamente a performance do prefeito do desempenho eleitoral do seu antecessor, o candidato Serra. Ora, se a administração Kassab é um desastre, é evidente que Serra tem boa parcela de culpa, pois até hoje a equipe que governa a cidade é a montada pelo tucano.


O material sobre Lembo segue o mesmo padrão de manipulação – em nenhum momento Alckmin é associado ao atual governador. Que a Folha defenda em editoriais a candidatura de seu ex-colunista José Serra é perfeitamente legítimo, mas editorializar o noticiário é vender gato por lebre aos leitores.