Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

CIRCO DA NOTíCIA > A MÍDIA NA SEMANA

Imprensa livre?

Por Alberto Dines em 19/10/2011 na edição 664

Comentário no programa Observatório da Imprensa na TV nº 615, no ar em 18/10/2011.

A imprensa é livre no Brasil, certo ou errado? Nossa Carta Magna diz que sim, somos livres para expressar nossas idéias. Mas na Assembléia Geral da SIP, em Lima, fomos surpreendidos com a informação de que só neste ano houve 23 violações desta liberdade, sendo que seis delas foram sentenças judiciais impondo censura prévia a órgãos de informação. Significa que quase 30% das transgressões contra o direito de informar foram cometidas por magistrados.

***

No sábado, 15 de outubro, não caíram tiranos nem foram derrubadas suas estátuas, mas os indignados do mundo inteiro reuniram-se em 950 cidades de 80 países para protestar contra os privilégios, injustiças e uma ordem econômica que está liquidando as esperanças de toda uma geração. Roma foi a única cidade onde houve vandalismo e repressão – homenagem ao premier Berlusconi. Não se pretende abolir o capitalismo, isso seria impossível, mas acabar com a sua selvageria. No Brasil, a luta é contra a corrupção, privilégio movido a fraude.

***

Roda-Viva, da TV Cultura, o mais conhecido e prestigioso programa de entrevistas da tevê brasileira, está comemorando seus 25 anos de vida com um glorioso retorno às origens: voltou a ser produzido e apresentado segundo os padrões de jornalismo de qualidade. O novo editor e apresentador, Mário Sérgio Conti, ex-Veja, ex-JB e ex-Piauí, estreou em grande estilo com a primeira entrevista televisiva, e ao vivo, do famoso cabo Anselmo.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem