Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

CIRCO DA NOTíCIA > OBSERVATÓRIO NA TV

Jornais regionais descrevem devastações

Por Mauro Malin em 11/04/2012 na edição 689

São impressionantes as denúncias contra a mineradora Vale feitas por Lúcio Flávio Pinto no programa de TV do Observatório da Imprensa de terça-feira (10/4). Trata-se de uma devastação dramática da floresta. Sobre a cobertura dos assuntos da região, Lúcio Flávio contou que chegou a funcionar nos anos 1970 uma sucursal do Estado de S. Paulo em Belém. O jornal paulista tinha correspondentes em Marabá e Santarém, entre outras cidades. O quinzenário Jornal Pessoal de Lúcio Flávio Pinto, onde ele denunciou o que teria sido a maior grilagem de terras no país, pode ser lido aqui. Essa denúncia lhe valeu uma condenação judicial, como se pode ler em "Lúcio Flávio Pinto e a saga do Jornal Pessoal".

Rogério Medeiros, editor do Século Diário, contou como o jornal, publicado apenas na internet, obtém credibilidade e anunciantes. E abordou seguidas vezes malefícios que, segundo ele, decorrem da plantação de eucaliptos, notadamente pela Aracruz. Veja aqui uma reportagem do jornal sobre o tema.

Tom Phillips, correspondente no Brasil do jornal The Guardian, falou sobre suas múltiplas viagens à Amazônia e disse que as reportagens sobre meio ambiente e desrespeito a direitos humanos têm ampla repercussão na Grã-Bretanha, em toda a Europa e também nos Estados Unidos, onde a versão online do jornal é lida por um número crescente de pessoas. Phillips dirigiu, com Gabriel Elizondo, para a rede Al Jazira em inglês, documentário sobre o assassinato, no Pará, do casal José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo.

 

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem