Segunda-feira, 21 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº987
Menu

CIRCO DA NOTíCIA > ONDE, GETÚLIO?

Local incerto e não sabido

Por Luiz Egypto em 24/08/2004 na edição 291

As edições de domingo (22/8) dos três principais jornais brasileiros esmeraram-se em cadernos especiais sobre a chamada Era Vargas, pautados pelos cinqüenta anos do suicídio do ditador-presidente Getúlio Vargas. Opção válida, lúcida e inserida no contexto – como se costumava dizer não tão antigamente assim.


E quem leu os especiais da Folha de S.Paulo e do Globo pôde apreciar a foto reproduzida abaixo – dada na pág. A 3 do primeiro e na pág. 14, do segundo.

** Legenda da Folha: ‘Getúlio Vargas participa das comemorações do dia do Trabalho, em 1º de maio de 1944, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo’ (crédito: CPDOC/Fundação Getúlio Vargas).


** Legenda do Globo: ‘Getúlio em uma das comemorações no Estádio São Januário, um dos pontos da cidade transformados em vitrine de seu projeto para a nação’ (crédito: Arquivo).


Onde, afinal, a cena? No estádio municipal paulistano ou na cancha de glórias do Vasco da Gama? Terá o bairrismo, ou a rivalidade futebolística, ou a pura desatenção, poderes para impor uma revisão histórica?

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem