Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

CIRCO DA NOTíCIA > INTERNET

O Google do bem

14/10/2005 na edição 350

O Google anunciou na terça-feira (11/10) o lançamento da Google.org, organização que abrigará seus projetos filantrópicos. A companhia californiana fará contribuições para grupos sem fins lucrativos e financiará empresas privadas que se comprometam com mudanças sociais. Cerca de US$ 1 bilhão deverá ser dedicado a estes propósitos nos próximos 20 anos, com o objetivo de ajudar na solução de problemas como pobreza e destruição ambiental.


Segundo artigo de Verne Kopytoff [San Francisco Chronicle, 12/10/05], a iniciativa marca os esforços do Google, alvo de críticas de que teria se tornado poderoso ao extremo, para ser visto como uma companhia com preocupações sociais. Não é a primeira vez, entretanto, que ele investe em ações altruístas.


O Google foi responsável pela fundação de alguns projetos sociais no passado. Entre eles estão uma competição com tema corporativo em Gana, na África, onde os vencedores ganhavam capital para iniciar suas próprias empresas; uma doação para ajudar o Massachusetts Institute of Technology a desenvolver computadores com custo abaixo de US$ 100; e a oferta de espaço publicitário gratuito para boas causas.


Em 2004, os fundadores Sergey Brin e Larry Page já haviam anunciado seus planos de doar 1% dos lucros da companhia e do valor de suas ações para esforços filantrópicos inovadores dirigidos à solução de problemas globais. Na ocasião, eles afirmaram esperar que, um dia, estes esforços pudessem superar o Google em importância. Com informações de David A. Vise [The Washington Post, 12/10/05].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem