Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Oprah Winfrey terá emissora de TV própria

A apresentadora americana Oprah Winfrey terá sua própria emissora de televisão. Batizado de OWN (Oprah Winfrey Network), o empreendimento será lançado no próximo ano e atingirá aproximadamente 70 milhões de lares com acesso a TV a cabo e por satélite. O canal será montado em parceria com a Discovery Communications.


O anúncio, feito esta semana, aumenta significativamente o já grandioso império de mídia de Oprah. Além de um talk show de sucesso na TV, ela possui uma revista, uma estação de rádio por satélite e um sítio de internet, além de produzir filmes televisivos. A apresentadora – e empresária – também já atuou como atriz em longas como A Cor Púrpura, de Steven Spielberg, e emprestou a voz a desenhos como o recente Bee Movie- A História de uma Abelha, do comediante Jerry Seinfeld.


Negócios


Oprah será a presidente da nova emissora, que tem como proprietária, além da Discovery, sua própria companhia, a Harpo Productions. A OWN irá substituir o Discovery Health, e em troca – por entrar no lugar de um canal já operado pela Discovery – passa à empresa metade do comando sobre o sítio Oprah.com.


A Discovery possui 13 emissoras nos EUA, entre elas o Discovery Channel e o Animal Planet. Como o Discovery Health era um dos canais menos lucrativos, o CEO David Zaslav procurava alternativas para ele quando sua mulher lhe mostrou uma cópia da revista de Oprah. Ele então a procurou sobre a possibilidade de uma parceria. A apresentadora, por sua vez, conta que há tempos tinha a idéia de ter uma emissora. ‘David veio a mim e falou sobre uma idéia que eu tenho há 15 anos. Eu não acreditei que ele estava realmente dizendo aquilo’, lembra ela.


Programação


Oprah quer que a programação do novo canal aborde assuntos como dinheiro, saúde, peso, relações e criação de filhos, entre outros. Ainda que ela seja a ‘cara’ da OWN, não estará tão presente nos programas, pelo menos no início. Seu contrato para apresentar o talk show Oprah continua até maio de 2011.


Na início da década de 90, Oprah chegou a investir no desenvolvimento do canal Oxygen, voltado para mulheres. Depois de algumas reuniões, entretanto, ela saiu do projeto, alegando que ele não refletia suas opiniões. Ao compará-lo com o novo empreendimento, a apresentadora diz que a diferença ‘é que eu terei controle editorial e há uma idéia sobre o que eu quero fazer com esta emissora’. Informações de David Bauder [AP, 15/1/08].