Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

CIRCO DA NOTíCIA > IRLANDA

Tablóide provoca polêmica com foto de suicida

Por Leticia Nunes (edição), com Larriza Thurler em 03/11/2009 na edição 562

O tablóide irlandês Sunday World provocou controvérsia ao publicar, no domingo [1/11], uma fotografia de um homem pendurado em uma ponte, após ter, supostamente, cometido suicídio. O editor do jornal, Jim McDowell, pediu desculpas a pessoas que tenham se ofendido com a imagem, mas defendeu sua publicação. ‘É isto que os jornais fazem. Levantam pedras, olham embaixo das pedras e publicam as histórias’, afirmou, ressaltando que foi uma decisão de ‘interesse público’.

O editor refutou a acusação de voyeurismo, afirmando que a foto foi divulgada para criticar o trabalho da polícia, que deixou o ‘pobre homem pendurado em público por muito tempo’. O corpo teria ficado exposto por três horas. No domingo, a Press Complaints Commission, agência que fiscaliza a imprensa no Reino Unido, recebeu pelo menos 50 reclamações sobre a imagem, que, apesar de não mostrar o rosto do homem, era bastante clara e trazia a manchete ‘Horror no Halloween’.

Cuidados

A cobertura de casos de suicídio pela imprensa é um tema complexo. Há regras que afirmam que não se deve divulgar certas informações, como o método usado, e muito menos divulgar imagens. ‘Isso foi completamente ignorado’, diz Malachy Toman, membro da Iniciativa Pública para a Prevenção do Suicídio. ‘Eu perdi meu filho de 21 anos nestas mesmas circunstâncias, e quando peguei o jornal meu estômago simplesmente revirou’, conta. ‘Este homem tinha uma família e amigos e eles devem estar se sentindo mil vezes pior do que eu’. Toman afirma que comprava o Sunday World toda semana, e que nunca mais o comprará. Informações da BBC News [2/11/09] e de Roy Greenslade [Guardian.co.uk, 2/11/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem