Tuesday, 16 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Toda censura é burra,
toda propaganda é enganosa

Com jeito, manhosos, os publicitários ligados à Associação Brasileira de Propaganda (ABP) vestiram a fantasia de quixotes e iniciaram uma cruzada contra o que denominam de ‘censura’.


Aparentemente, pretendem barrar a proposta do Ministério da Saúde para disciplinar a propaganda de bebidas alcoólicas na TV e evitar que seja exibida em horário acessível às crianças e jovens. E, se forem bem-sucedidos, sobrarão argumentos para uma tacada final contra a classificação indicativa para a programação de TV, já adotada pelo governo.


A cruzada começou de mansinho com um comercial para rádio, mas na segunda-feira (30/7) foi exibido sem inibições no Jornal Nacional. O mote é irrespondível e irretorquível – ‘Toda censura é burra’. Óbvio, ninguém pode ser a favor do controle de informações e opiniões, mesmo os grandes anunciantes.


Por falta de inspiração ou de convicção na mensagem que deveriam vender, os redatores acabaram oferecendo um texto confuso sobre tabus populares e ‘aqueles que vêem problema em tudo’. No fundo, bem no fundo das suas cândidas almas, pensavam apenas nisso – toda propaganda é enganosa.