Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

CIRCO DA NOTíCIA > O TRUQUE DA TECLA

Veja troca o ‘sim’ pelo ‘não’

Por Jedeão Carneiro em 04/10/2005 na edição 349

ALERTA!!! A revista Veja (nº 1.925, 5/10/2005) tomou posição clara e em total desrespeito aos seus assinantes e leitores, que no mínimo deveriam ser tratados com isenção.


Agora, tenta confundir a população trocando, em foto da urna no quadro ‘O truque da pergunta’, as teclas corretas 1 = NÃO e 2 = SIM por 1 = SIM e 2 = NÃO, na reportagem de capa a favor da venda de armas.


ABSURDO!








O que diz a Agência Brasil


A foto usada pela Veja no quadro ‘O truque da pergunta’ é de José Cruz, da Agência Brasil, feita em 1º de julho de 2005, quando o Tribunal Superior Eleitoral apresentou o modelo da urna. Em 9 de agosto o TSE definiu, por sorteio, que a tecla nº 1 é a do ‘Não’, e a nº 2, a do ‘Sim’, notícia amplamente divulgada pela imprensa, inclusive pela Agência Brasil.


Na manhã desta terça-feira, 4/10, procurados por telefone pelo Observatório da Imprensa, o editor de Fotografia, Marcello Casal Jr., e o redator-chefe, Rodrigo Savazoni, da Agência Brasil, mostraram-se perplexos com a situação. Embora a foto da urna-modelo continuasse entre as imagens da agência, Savazoni garantiu que nesta terça mandaria fotografar a urna verdadeira. À noite, a Radiobrás enviou a seguinte nota ao Observatório:



 Brasília, 4 de outubro de 2005


 


Resposta da redação da Agência Brasil ao Observatório da Imprensa


 


1.   A fotografia publicada pela revista Veja na capa de sua edição de número 1.925 foi produzida e distribuída no dia 1º de julho de 2005 pelo serviço fotográfico da Agência Brasil.


 


2.   Na ocasião, o repórter fotográfico José Cruz foi cobrir uma entrevista coletiva do ministro Carlos Velloso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que o protótipo da urna eletrônica que seria utilizada no referendo do comércio de armas foi apresentado.


 


3.   O sorteio para definir a ordem em que devem aparecer as opções “sim” e “não” na cédula e na urna eletrônica para o referendo do comércio de armas ocorreu no dia 9 de agosto. Somente no sorteio ficou definido que o “não” seria a opção 1 na urna e o “sim” a opção “2”.


 


4.   De acordo com a assessoria de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as novas urnas eletrônicas, com o software que vai ser utilizado no dia 23 de outubro, durante o referendo, ficaram prontas há menos de um mês – a assessoria não precisou a data.


 


5.   Hoje (4), para garantir que os veículos de comunicação usuários das imagens produzidas pela Agência Brasil não incorram no mesmo erro da revista Veja, fizemos as imagens da urna eletrônica que será utilizada no referendo do comércio de armas. Elas estão à disposição no endereço http://img.radiobras.gov.br/


 


Atenciosamente,


 


José Roberto Garcez


Diretor de Jornalismo


Radiobrás – Empresa Brasileira de Comunicação


 

******

Arquiteto, Cuiabá

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem