Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

CÓDIGO ABERTO > Código Aberto

A diarização das revistas semanais

Por Carlos Castilho em 25/04/2005 | comentários

A revista norte-americana Newsweek anunciou que vai passar a atualizar diariamente o seu site na Web numa decisão que foi encarada por vários blogs especializados em jornalismo como uma clara demonstração de que as publicações semanais vão concorrer com os jornais na busca da sobrevivência editorial. A informação saiu nos blogs  Mediapost , no PaidContent e no E-tidbits.


 


Os demais assuntos que ocuparam, na última semana, as preocupações dos principais weblogs sobre jornalismo na Internet foram os seguintes:


 


Jornalismo autônomo


É o mais novo jargão surgido entre os blogs especializados em jornalismo. Surgiu num posting da professora e jornalista Chris Nolan no blog PressThink. O tema foi comentado em vários outros weblogs de críticos da mídia. Nolan e seu colega Jay Rosen definem o jornalismo autônomo como a nova geração de profissionais formados dentro da Internet e caracterizados pela auto-suficiência. Fazem de tudo em weblogs pessoais.


 


Blogueiros de luxo


A febre dos weblogs acabou contaminando os colunáveis norte-americanos. Vai ser lançado em breve o blog Huffington Post , reunirá colaborações de personalidades com o ex-ancora Walter Cronkite (hoje com 88 anos), a socialite Arianna Huffington (a idealizadora e editora do blog) , os escritores Arthur M. Schlesinger Jr. e Norman Mailer, bem como a atriz Diane Keaton, para citar os mais conhecidos no Brasil.


 


Pessimismo nas redações americanas


O jornalista Tim Porter, autor do blog First Draft publicou um texto com os resultados de uma pesquisa ele fez durante 18 meses entre profissionais em redações de jornais norte-americanos com 50 a 500 pessoas. Tim disse que o ambiente está muito carregado e que ouviu quase que só reclamações e manifestações de saudosismo. A coisa está tão pesada que seu colega Jeff Darvis, do blog BuzzMachine pegou a deixa para publicar dois artigos com o título : O futuro do jornalismo não está no passado.


 


Os novos porteiros da notícia


Quando o jornalismo online ficou na moda surgiram várias teorias de que ele acabaria eliminando a figura do gatekeeper, a expressão norte-americana para o nosso pauteiro. Jon Garfunkel afirma, no entanto, no blog Infothought que os porteiros vão ganhar uma sobrevida. A tese é de que a avalancha informativa e a multiplicação vertiginosa dos weblogs estão criando a necessidade de intermediários para selecionar sites segundo os interesses e necessidades de internautas sem tempo para varrer a Web em busca de informações especializadas. São os blog de blogs. 


 


Celulares alimentaram protestos na China


Começaram a surgir as primeiras explicações para a magnitude das manifestações de jovens chineses contra o Japão. O governo chinês ficou muito desconfiado porque os protestos, de certa forma escaparam do controle, criando uma crise diplomática inesperada. Segundo o blog SmartMobs, o uso de telefones celulares e mensagens tipo torpedo permitiu a coordenação das manifestações sem o conhecimento das autoridades. Vem ai uma proibição para os torpedos e mais controle dos celulares na China.

Todos os comentários

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem