Sábado, 20 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

CÓDIGO ABERTO >

A revista e a colunista: que diferença!

Por Luiz Weis em 06/05/2006 | comentários

Nunca ninguém perderá dinheiro apostando na revista Veja. Quer dizer, nunca ninguém perderá dinheiro apostando que não há limites para o jornalismo de esgoto que de há muito se tornou a sua marca registrada.


A capa da edição desde hoje nas bancas – mostrando um presidente Lula de costas com a marca de uma sola de sapato no traseiro – só não é de mais baixo nível do que aquelas que a sucederão. Se não na semana que vem, logo, logo. Ninguém perde por esperar.


Mas a grande imprensa brasileira, felizmente, é mais diversa do que conseguem enxergar aqueles que raciocinam em bloco e acham que tudo é farinha do mesmo saco vejal – rima com latrinal.


Prova disso é o artigo da colunista Miriam Leitão no Globo de hoje, intitulado ‘O sim e o não’.


Trata do mesmo assunto que a matéria de capa da revista tabloidesca. Mas que diferença!


Pode-se discordar da primeira à última palavra do artigo. Ainda assim, é um portento de clareza e lógica na defesa de uma posição crítica ao governo. Clareza, lógica e boa educação jornalística, cabe acrescentar.


É uma aula de como se pode expor uma posição com coerência e civilidade, em termos ao alcance do leitor comum, apelando para os seus altos instintos e não para a fúria de derrubar alambrados que existe numa parcela do público – de direita e de esquerda.


Se me permite uma sugestão, faça com a Veja o que ela fez com o presidente Lula e abra a cabeça para os argumentos da colunista do Globo. O seu texto está em http://oglobo.globo.com/jornal/colunas/miriam.asp


***


Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.

Todos os comentários

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem