Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

A teoria da compensação: deputado autor da lista infame continua tendo prestígio no Jornal Nacional


Três semanas separam o estrago feito pelo Jornal Nacional na divulgação, com estardalhaço de ‘reportagem exclusiva’, da lista infame preparada pelo deputado Rodrigo Maia (PFL-RJ). Os parlamentares que se sentiram atingidos injustamente pela lista abriram representação, na Comissão de Ética da Câmara, exigindo a cassação do deputado. Depois do estrago feito, o deputado disse ao jornal O Estado de S.Paulo que a menção quase exclusiva de parlamentares do PT na reportagem deveu-se à seleção feita pela repórter Cristiana Lobo. ‘Estou tranqüilo’, desconversou, em entrevista ao jornal. ‘A parte que fiz foi de forma correta. Eu fiz o levantamento primário e a emissora (TV Globo) fez a parte dela’. Em editorial, O Estado de S.Paulo pediu desculpas aos seus leitores por ter aberto espaço ao ‘factóide’ – a criação de notícias introduzida na política brasileira pelo prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, que vem a ser – extrema coincidência – pai do deputado autor da lista infame.


Após eximir-se de qualquer responsabilidade, o deputado Rodrigo Maia tratou de salvar a própria pele e submergiu. Não apareceu em Brasília, apesar do aquecimento dos trabalhos e das novas revelações sobre o escândalo.

O sumiço durou pouco. Na semana seguinte à divulgação da lista infame, o deputado Rodrigo Maia reapareceu nos telejornais da Rede Globo, falando do Rio de Janeiro, com análises e comentários sobre o cenário político. Nessas aparições, nenhuma palavra ou questionamento sobre a lista infame que foi levada ao ar.


Hoje, em divulgação de nova lista – desta vez por obra do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) – Rodrigo Maia reaparece no Jornal Nacional para, com a maior cara-de-pau, dizer que a divulgação deixa o deputado ‘em situação complicada’.


Das duas uma: ou o Jornal Nacional continua acreditando que Rodrigo Maia é fonte confiável, apesar do parlamentar ter imputado a emissora a seleção predominante de petistas na lista infame, ou está tentando compensar o prejuízo causado à carreira do filhote de factóide, concedendo-lhe espaços cada vez mais nobres para comentar o que quer que seja.