Domingo, 17 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº991
Menu

CÓDIGO ABERTO > Código Aberto

Anúncios classificados inspiram nova experiência de jornalismo online

Por Carlos Castilho em 22/05/2005 | comentários


É difícil imaginar, mas tudo indica que está para surgir um projeto de jornalismo cidadão na Internet baseado numa estratégia editorial que deu resultados espetaculares num site de anúncios classificados online.


O projeto, ainda não assumido oficialmente mas já mencionado livremente em seminários e congressos sobre novas mídias online, seria uma inusitada experiência inspirada no CraigList , um site criado há 10 anos e que é considerada a mais bem sucedida experiência de classificados na Internet.


A base do sucesso do CraigList é a publicação gratuita de anúncios de pedidos de empregos, compra e venda de bens e serviços, notícias comunitárias e mensagens pessoais a partir de colaborações de leitores e usuários. Os anúncios colocados por empresas são cobrados apenas nas cidades de Nova Iorque, Los Angeles e São Francisco, nos Estados Unidos, a preços que equivalentes a um terço dos cobrados pelos jornais convencionais.


O site funciona hoje em 125 países (inclusive no Brasil -Rio e São Paulo), tem oito milhões de visitantes e cinco milhões de anúncios são colocados mensalmente. Apesar de ter apenas 20 empregados, o Craiglist é o terror da mídia convencional porque está acabando com a mais tradicional fonte de receitas dos jornais impressos, os cadernos de classificados.


Craig Newmark , o criador do site, é um veterano ativista comunitário que acabou ficando rico com a Internet depois de trabalhar quase 18 anos como engenheiro na IBM. Agora ele parece decidido a embarcar numa nova aventura na qual seus possíveis parceiros são o jornalista Dan Gillmor, um ex-colunista de tecnologia e autor do livro We the Media, bem como o professor Paul Grabowicz , da Faculdade de Jornalismo, em Berkeley, Califórnia, e Phil Bronstein, editor executivo do jornal San Francisco Chronicle.


O novo projeto de jornalismo cidadão colaborativo provavelmente será baseado num software para produção, veiculação e gerenciamento de informações locais produzidas por pessoas comuns mas orientadas por jornalistas. Tudo indica que o software será o NewsTrust , um programa cuja característica mais inovadora é a possibilidade de identificar notícias falsas ou informações incompletas.


O jornalismo cidadão colaborativo, já batizado com a sigla JCC, é praticado numa série de outros sites como o sul-coreano OhmyNews , o WikiNews , o BackFence  e o recém lançado Bayosphere . Os dois primeiros destacam o noticiário global enquanto os dois últimos são municipais.


A quase certa adesão do criador do CraigList ao JCC parece indicar que os pesos pesados da WEB já vislumbram viabilidade comercial no segmento, dominado até agora por ativistas e idealistas. Craig Newmark, que já era odiado por causa do estrago que causou no mercado de anúncios classificados, pode agora engrossar sua lista de desafetos com os executivos de pequenos jornais locais.

Todos os comentários

  1. Comentou em 24/05/2005 Dauro Veras

    Castilho, meus enfáticos parabéns pela iniciativa do blog. Vou acompanhar de perto. Abraço!

Código Aberto

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem